Pecha-Kucha no Modelo Pedagógico Virtual da UAb: contributo da pesquisa em pedagogia do elearning

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lauriza-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6814-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa insere-se no âmbito do programa de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) e presta-se a investigar a sua prática pedagógica nas edições da Conferência myMPeL, aquando dos painéis comunicativos a dinamizá-la. Explora-os em concepção, elaboração e execução, sob o aporte do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, que prevê a comunicação por 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online do segundo ciclo, quando projeta a “celebração da aprendizagem”, mediante a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, relativos as unidades curriculares, como uma comunidade alargada. Focaliza a sua força inovadora, quer em nível do aprendente, quer a nível institucional. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. A relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral e faz saber sobre as competências manifestas e em presença. A metodologia segue uma linha de pesquisa em natureza quantitativa-qualitativa. Os resultados deste estudo de caso, foram prospectados através de instrumento de inquérito online e, posterior aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação no desenvolvimento na investigação. Na fase empírica, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados online. No primeiro momento, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis e caracteriza a pesquisa quantitativa. No segundo inquérito, a amostra é formada de mestrandos e mestres de edições anteriores do curso, cujo propósito é subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que a importância do formato/técnica dos PechaKucha no desenvolvimento de competências que o qualificam como um expansor cognitivo e atribuem qualidade à prática educativa, sobretudo, presta-se a prover a capacidade de trabalho autônomo, colaboração, flexibilidade e sobretudo, comunicação de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora CRV-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPecha-Kucha-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências eLearning-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Pedagógico UAb-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia elearning-
Palavras-chave: dc.subjectREA-
Palavras-chave: dc.subjectPEA-
Título: dc.titlePecha-Kucha no Modelo Pedagógico Virtual da UAb: contributo da pesquisa em pedagogia do elearning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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