Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Lauriza | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/6814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6814 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa insere-se no âmbito do programa de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) e presta-se a investigar a sua prática pedagógica nas edições da Conferência myMPeL, aquando dos painéis comunicativos a dinamizá-la. Explora-os em concepção, elaboração e execução, sob o aporte do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, que prevê a comunicação por 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso online do segundo ciclo, quando projeta a “celebração da aprendizagem”, mediante a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, relativos as unidades curriculares, como uma comunidade alargada. Focaliza a sua força inovadora, quer em nível do aprendente, quer a nível institucional. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. A relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral e faz saber sobre as competências manifestas e em presença. A metodologia segue uma linha de pesquisa em natureza quantitativa-qualitativa. Os resultados deste estudo de caso, foram prospectados através de instrumento de inquérito online e, posterior aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação no desenvolvimento na investigação. Na fase empírica, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados online. No primeiro momento, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis e caracteriza a pesquisa quantitativa. No segundo inquérito, a amostra é formada de mestrandos e mestres de edições anteriores do curso, cujo propósito é subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que a importância do formato/técnica dos PechaKucha no desenvolvimento de competências que o qualificam como um expansor cognitivo e atribuem qualidade à prática educativa, sobretudo, presta-se a prover a capacidade de trabalho autônomo, colaboração, flexibilidade e sobretudo, comunicação de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora CRV | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pecha-Kucha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências eLearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Pedagógico UAb | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | REA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PEA | - |
Título: dc.title | Pecha-Kucha no Modelo Pedagógico Virtual da UAb: contributo da pesquisa em pedagogia do elearning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: