Percepção dos professores de educação visual e tecnológica sobre a respectiva disciplina: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerra, Fernando-
Autor(es): dc.creatorGomes, Fernando da Silva Carrusca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/670-
Descrição: dc.descriptionTese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade que se encontra num ritmo de mudança acelerado, a aprendizagem, a informação e o conhecimento assumem um papel central. A escola é chamada a assumir cada vez mais um papel decisivo na formação dos jovens nos mais diversos aspectos da sua vida. No que diz respeito à formação para o mercado de trabalho, o ensino das novas tecnologias, bem como as artes apresentam-se como um factor decisivo. No presente trabalho pretende-se fazer um estudo sobre a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, com o intuito de determinar qual a percepção dos professores que leccionam esta disciplina têm da mesma. Para a recolha dos dados que serviram de base para este estudo optou-se por recorrer a um questionário. Este foi aplicado a 103 professores que leccionam em 12 escolas (públicas e privadas) da região da grande Lisboa. Verificou-se que a maioria dos professores considera que a nova disciplina apresenta aspectos positivos na motivação do aluno. Contudo, a junção do corpo de professores é um assunto que ainda é debatido pelos professores, verifica-se uma clara divisão de opiniões no que respeita à forma como tal foi feito-
Descrição: dc.descriptionIn a society that is changing very fast learning, information and knowledge have a central role. The school is called to assume increasingly a decisive role in the training of young people in the most diverse aspects of their life. Regarding training for the labour market, education of new technologies and arts present as a crucial fact. The present work seeks to make a study on the subject of EVT in order to determine the perception that EVT’s teachers have about this discipline. To collect the data, that served as the basis for these study it was chosen a questionnaire. This was applied to 103 teachers who teach in 12 schools (public and private) in the region of Lisbon. It was found that most teachers believe that the new discipline presents positive aspects in what concerns to the motivation of the student. However, the junction of the body of teachers is a matter that is still debated among teachers; the data show that there is a clear division of opinion with regard to this and the way this was done-
Formato: dc.format1070063 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação visual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPerceção-
Palavras-chave: dc.subjectAtitude do professor-
Palavras-chave: dc.subjectVisual education-
Palavras-chave: dc.subjectManual works-
Palavras-chave: dc.subjectVisual and technological education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectEducative system-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Título: dc.titlePercepção dos professores de educação visual e tecnológica sobre a respectiva disciplina: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.