Recomendações e boas práticas para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou visual no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarrilho, Tiago-
Autor(es): dc.creatorPorfírio, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6688-
Descrição: dc.descriptionO projeto europeu ISOLearn, apoiado no âmbito do Programa ERASMUS+, visa contribuir precisamente para o acesso e melhoria da qualidade do Ensino Superior para pessoas com deficiência visual ou auditiva, promovendo a sua inclusão. Este projeto visa caracterizar as práticas de Ensino Superior para este tipo de estudantes em Portugal, Eslovénia, Itália e Suécia, identificar as necessidades sentidas pelos mesmos, contribuir para a reflexão entre todas as partes interessadas e a publicação de um Manual de Recomendações e Boas Práticas para um Ensino Superior Inclusivo de Qualidade. A sistematização de recomendações é efetuada no sentido de contribuir para a reflexão sobre as formas de debelar as fragilidades evidenciadas a vários níveis: informação existente, recursos afetos para políticas de inclusão, sensibilização de toda a comunidade académica a começar pelos seus dirigentes, política institucional para estas matérias, maior abertura para a divulgação dos resultados das investigações de académicos e estudiosos da matéria e colocá-la ao efetivo serviço desta população, e finalmente, ao nível dos próprios estudantes, e suas Associações representativas, no sentido de deixarem o seu isolamento e aumentarem a disponibilidade para o diálogo e a busca de consensos e políticas aceitáveis nestes domínios. O caminho a percorrer deve igualmente ser feito apoiando-se nas boas práticas e nos bons resultados obtidos por algumas instituições de ensino superior a este nível, e que urge divulgar e replicar, melhorando.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationProjeto ISOLearn (ERASMUS +)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência auditiva-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectRecomendações-
Título: dc.titleRecomendações e boas práticas para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou visual no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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