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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Carrilho, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Porfírio, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/6688 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6688 | - |
Descrição: dc.description | O projeto europeu ISOLearn, apoiado no âmbito do Programa ERASMUS+, visa contribuir precisamente para o acesso e melhoria da qualidade do Ensino Superior para pessoas com deficiência visual ou auditiva, promovendo a sua inclusão. Este projeto visa caracterizar as práticas de Ensino Superior para este tipo de estudantes em Portugal, Eslovénia, Itália e Suécia, identificar as necessidades sentidas pelos mesmos, contribuir para a reflexão entre todas as partes interessadas e a publicação de um Manual de Recomendações e Boas Práticas para um Ensino Superior Inclusivo de Qualidade. A sistematização de recomendações é efetuada no sentido de contribuir para a reflexão sobre as formas de debelar as fragilidades evidenciadas a vários níveis: informação existente, recursos afetos para políticas de inclusão, sensibilização de toda a comunidade académica a começar pelos seus dirigentes, política institucional para estas matérias, maior abertura para a divulgação dos resultados das investigações de académicos e estudiosos da matéria e colocá-la ao efetivo serviço desta população, e finalmente, ao nível dos próprios estudantes, e suas Associações representativas, no sentido de deixarem o seu isolamento e aumentarem a disponibilidade para o diálogo e a busca de consensos e políticas aceitáveis nestes domínios. O caminho a percorrer deve igualmente ser feito apoiando-se nas boas práticas e nos bons resultados obtidos por algumas instituições de ensino superior a este nível, e que urge divulgar e replicar, melhorando. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | Projeto ISOLearn (ERASMUS +) | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recomendações | - |
Título: dc.title | Recomendações e boas práticas para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou visual no ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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