Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Ligia Rangel-
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6680-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p139-155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6680-
Descrição: dc.descriptionEste estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on the experience of the pedagogical model and learning at the open university of Lisboa Portugal (UAb-Pt), through the analysis of the voices of the subjects of educational practices. The dialogical theory of Bakhtin’s directs study to voices that compose the polyphony : the academic/ scientific discourse, the official discourse of that university, and the discourse of the subjects of the practice. The methodology involved reviewing the literature, analyzing documents and conducting semi=structured interviews with teachers and tutors. At the level of the results tries to understand how the subjects interpret and develop the model and how this translates into innovation, difficulties, facilities and challenges in the education practice for the accomplishment of the objectives of the pedagogical political project, in the current European situation. At level of the final considerations it is concluded that distance e learning has contributed to education success and for inclusion through education, an aspect that gains relevance in the voices studied.-
Descrição: dc.descriptionEste estudio se centra en la experiencia del modelo de enseñanza e-learning en la Universidad Abierta de Lisboa, Portugal (UAB-Pt), mediante el análisis de las voces de los sujetos de las prácticas educativas. La teoría dialógica de Bakhtin dirige el estudio de las voces que conforman la polifonía: el discurso académico/científico, el discurso oficial de esta universidad, y el discurso de los sujetos de la práctica. La metodología incluyó una revisión de la literatura, análisis de documentos y la realización de entrevistas semiestructuradas con profesores y tutores. En cuanto a los resultados, tratamos de entender cómo los sujetos interpretan y desarrollan el modelo y cómo esto se traduce en innovaciones, las dificultades, las comodidades y los desafíos en la práctica educativa para lograr los objetivos del proyecto político pedagógico, en la situación europea actual. En cuanto a las consideraciones finales se concluye que la enseñanza en la distancia ha contribuido al éxito de la educación y la inclusión social a través de la educación, que se convierte en un aspecto relevante en las voces estudiadas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/7533-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectModelo pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de educação online-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical model-
Palavras-chave: dc.subjectOnline education model-
Título: dc.titlePolifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior-
Título: dc.titlePolyphony and innovation in educational practices in higher education-
Título: dc.titlePolifonía y innovación en las prácticas educativas en la educación-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.