Projeto PhilosArtis : estudo exploratório de uma investigação-ação em filosofia e arte no Jardim de Infância Popular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, António-
Autor(es): dc.creatorCarapinha, Maria João Fragoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6675-
Descrição: dc.descriptionEste projeto de intervenção centra-se no contributo da Filosofia e da Arte para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social nas crianças em idade pré-escolar, nomeadamente nas idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. O projeto de intervenção PhilosArtis ocorre no Jardim de Infância Popular (J.I.P.) e encontra-se desenvolvido em quatro andamentos: fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação do projeto, de acordo com as orientações de Martins (2002). Nesta investigação-ação, que decorreu de novembro de 2014 a junho de 2015, optei por uma metodologia qualitativa, alicerçada no modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005), destacando quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Meio). Esta metodologia proporcionou-me captar as vivências e as aprendizagens dos participantes mediante a Educação pela Arte focada no aprender a pensar, na autonomia, na comunidade de investigação com crianças que frequentam o ensino pré-escolar. Os instrumentos utilizados para a recolha de informação (observação, registos vídeo e fotográficos, opiniões e trabalhos efetuados pelos intervenientes) permitiram a observação, o registo das práticas desenvolvidas para uma futura reflexão acerca do trabalho efetuado. A abordagem pedagógica do domínio da Filosofia para Crianças, baseada na metodologia de Mattew Lipman em articulação com as expressões artísticas possibilitou verificar o desenvolvimento dos sujeitos a nível do pensar, da comunicação verbal, do trabalho em equipa como a promoção de competências e valores éticos e estéticos adquiridos pelas crianças numa dimensão da Educação pela Arte.-
Descrição: dc.descriptionThis intervention project focuses on the contribution of Philosophy and Art to the cognitive, affective and social development of pre-school children, aged between four and five. The PhilosArtis intervention project took place in Jardim de Infância Popular (J.I.P.) and was developed in four stages: grounds, conception, implementation, retroaction and assessment of the project, in accordance with the guidelines of Martins (2002). In this research-action, which took place from November 2014 to June 2015, a qualitative methodology based on the Pedagogical Relationship of Renald Legendre (1993, 2005) was chosen, highlighting four areas (Subject, Agent, Object and Environment). This methodology allowed to capture the experiences and learning of the participants using Education through Art, focused on learning to think, autonomy and on the research community with children attending pre-school. The tools used for data gathering (observation, video and photographic records, opinions and work done by the participants) permitted observation and recording of the practices developed for future reflection on the work done. The pedagogical approach of the Philosophy for Children area, based on the methodology of Matthew Lipman, in conjunction with artistic expression, allowed to verify the development of the subjects at the level of thought, verbal communication and teamwork, promoting the development of skills and also ethical and aesthetic values which had been acquired by the children during their Education through Art learning experience.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectModelos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação-
Palavras-chave: dc.subjectJardins de infância-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação artística-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducation through art-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy for children-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectThought-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Relationship Model-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidades-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Título: dc.titleProjeto PhilosArtis : estudo exploratório de uma investigação-ação em filosofia e arte no Jardim de Infância Popular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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