Gestão de recursos em educação visual e tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, José Henrique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/662-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - Com o presente trabalho sobre a gestão de recursos, aplicada à especificidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), pretendeu-se recolher informação sobre: as práticas de gestão de recursos; o papel dos diferentes actores escolares nas decisões que implicam directamente a gestão de recursos; os conceitos e as práticas de ensino gratuito e a existência ou não de relação entre gestão e (in)sucesso e desperdício escolar. Qual o desempenho dos representantes dos professores de EVT, na gestão democrática das escolas, na garantia de um ensino universal, gratuito e em igualdade de opor-tunidades e qual o seu papel na gestão para o combate ao desperdício e insucesso esco-lares, foram os tópicos para a investigação e reflexão. A investigação iniciou-se após uma prospecção informal sobre práticas de gestão e (des)orçamentação dos recursos afectos à disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Nesta prospecção detectou-se o que parecia ser uma grande diversidade de práticas no modo de operar no que respeita à afectação de recursos, e as preocupações iniciais sobre a eficiência de algumas práticas de gestão no cumprimento dos pressupostos do ensino básico e das práticas democráticas. Depois de confirmada a pertinência para desenvolver o estudo, realizou-se um conjunto de entrevistas exploratórias com vista a esclarecer algumas questões e, em simultâneo, compreender a extensão, aprofundando junto dos implicados, os conheci-mentos sobre os conceitos e práticas. Com estas entrevistas constatou-se alguma diversi-dade de práticas de gestão, que nem sempre se justificam pela sua eficiência nem pelo respeito das leis da nação, nomeadamente pela Constituição da República. Como as entrevistas exploratórias foram realizadas sem qualquer preocupação de caracterizar uma determinada população, procedeu-se, após a análise do conteúdo das entrevistas, à delimitação do campo de investigação, o distrito de Santarém, onde se rea-lizou um estudo qualitativo. Com a recolha de dados efectuada junto da amostra, vieram a confirmar-se, sucessivamente, muitas das questões problemáticas. Revelaram-se, ainda, questões até então ignoradas: práticas de gestão pouco democráticas, subalternização dos procedimentos pedagógicos a procedimentos administrativos, ausência de gestão planeada, ausência de ensino realmente gratuito e uma deficiente igualdade de oportunidades. Perante a realidade detectada, importa reflectir sobre o papel dos actuais gestores e as suas práticas de gestão, assim como o exercício da democracia no espaço escolar no respeito pelos princípios consagrados na Constituição da República-
Descrição: dc.descriptionRésumé - Avec le présent travail sur la gestion de ressources, appliquée à la spécificité de la discipline d'Éducation Visuelle et Technologique (EVT), l´objectif a été rassembler des informations sur: les pratiques de gestion de ressources; le rôle des différents acteurs scolaires dans les décisions qui impliquent directement la gestion de ressources; les concepts et les pratiques d'enseignement gratuit et l'existence ou non de relation entre gestion et échec/ succès et dégât scolaire. Quelle est la performance des représentants des enseignants de EVT, dans la gestion démocratique des écoles, vis-à-vis la garantie d'un enseignement universel, gra-tuit et en égalité de chances et quel est leur papier dans la gestion du combat au dégât et échec scolaire, ont été les sujets de la recherche et de la réflexion. La recherche s'est initiée après une recherche informelle sur les pratiques de ges-tion et le budget ou non des ressources affectées à la discipline d'Éducation Visuelle et Technologique. Dans cette recherche il a été détecté ce qui semblait être une grande di-versité de pratiques dans la manière d'opérer à l'égard de l'affectation de ressources, et les préoccupations initiales sur l'efficacité de quelques pratiques de gestion dans l'accomplissement des conjectures de l'enseignement basique et des pratiques démocrati-ques. Après avoir confirmé la pertinence de développer ce travail, il se sont réalisées plusieurs entrevues exploratrices, avec l´objectif d'éclaircir quelques questions et, simul-tanément, de comprendre l'extension, en approfondissant au près des impliqués, les connaissances sur les concepts et les pratiques. Avec ces entrevues, on a pu constaté une certaine diversité de pratiques de gestion, qui ne se justifient pas toujours par leur efficacité ni par le respect des lois de la nation, notamment par celles de la Constitution de la République. Comme les entrevues exploratrices ont été réalisées sans aucune préoccupation de caractériser une certaine population, il s'est procédé, après l'analyse du contenu des entrevues, à la délimitation du champ de recherche, la région de Santarém, où s'est réalisée une étude qualitative. Après avoir recueilli les informations à petite échelle, plusieurs questions problé-matiques sont venues se confirmer, successivement. Certaines questions se sont aussi révélées, lesquelles avaient été, jusqu'à alors, ignorées: pratiques de gestion peu démo-cratiques, dépendance des procédures pédagogiques vis-à-vis des procédures adminis-tratives, absence de gestion planifiée, absence d'enseignement réellement gratuit et une déficiente égalité de chances. Face à la réalité détectée, il importe réfléchir sur le rôle des actuels directeurs et leurs pratiques de gestion, ainsi que l'exercice de la démocratie dans l'espace scolaire et le respect par les principes consacrés dans la Constitution de la République-
Descrição: dc.descriptionAbstract - With the present work about the resource management, applied to essay the specific subject of EVT the intention was to collect information about: the practise of re-source management: the role of different school actors in the decisions that implicate directly in resource management; the concepts and practises of free education and the ex-istence or not of the relation between management and (in) success and school waste. What is the role of the art teachers in the democratic management of schools, in the assurance of an universal education, free and providing equal opportunities and what is their role in fighting waste and poor school performance, these were the issues for this research and reflection. The research started after an informal search over management practises and budget of the resources related to the subject of art (EVT – Educação Visual e Tec-nológica). In this search the intention was to find what it seemed to be a great diversity of practises in the way of operating in what resources attainment are concerned, and the initial concern about the efficiency of some management practises in the fulfilling of the goals of the basic compulsory education and of democratic practises. After the confirmation of the relevance to this study, a set of exploit interviews were developed in order to clarify some questions and at the same time understand the extension, the knowledge over concepts and practices. With these interviews it was due to confirm a certain diversity of management practises that are not always justified by their efficiency nor for the respect for the laws of the nation, namely the Republic Consti-tution. As these exploit interviews were carried out without any concern of characterizing a specific population, we proceed, after the analyses of the content of the interviews, to the delimitation of the investigation field, the district of Santarém, were a qualitative study took place. With the collected data information performed by the interview sample we had the confirmation of many of the problematic issues questions. It was also revealed some issues that were up till now ignored: management practises that were not so democratic, focalized management of administrative procedures, non-existence of planned management, non existence of a real free education, it is important to reflect on the role of the present managers and their practises of management as well as the practice of democ-racy in the school environment in respect by the principles in the nation Republic Constitution-
Formato: dc.format1873081 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação visual e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e administração da educação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos financeiros-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos materiais-
Título: dc.titleGestão de recursos em educação visual e tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.