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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Pedras, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Carlos, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:12:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:12:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/6616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6616 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, os observatórios em educação têm-se assumido como instituições de relevo no contexto educativo (Lopes, 2010). Pese embora essa presença importante no panorama da prática e da investigação em educação, são ainda raras as análises do conceito de observatório em si, e de observatório no campo educacional em particular, no contexto português. No sentido de fundamentar empiricamente a análise da forma como os observatórios em educação têm sido percecionados e definidos, desenvolvemos uma análise dos sites de diversos observatórios com atividade centrada (total ou parcialmente) em questões educacionais, ainda que sem pretensão de exaustividade, com vista a estabelecer: i) as definições de observatório assumidas pelos próprios observatórios; ii) a natureza dos objetivos a que esses coletivos se propõem; iii) a natureza das instituições que os integram e coordenam. Desenvolveu-se assim uma análise documental, que permite apontar, de forma exploratória, a omissão da definição de observatório, que se subentende mais do que se explicita nos sites analisados; a existência de objetivos de diferente natureza e que integram dimensões de produção e disseminação de conhecimento, mas também de mobilização de recursos e influência sobre a realidade; e o papel preponderante desempenhado por universidades na sua coordenação, a par de outras instituições como as próprias escolas (tomadas como parceiras), ou instituições ligadas ao poder local. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/30 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observatórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
Título: dc.title | Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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