Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorPedras, Sandra-
Autor(es): dc.creatorSilva, Paula-
Autor(es): dc.creatorCarlos, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6616-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6616-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, os observatórios em educação têm-se assumido como instituições de relevo no contexto educativo (Lopes, 2010). Pese embora essa presença importante no panorama da prática e da investigação em educação, são ainda raras as análises do conceito de observatório em si, e de observatório no campo educacional em particular, no contexto português. No sentido de fundamentar empiricamente a análise da forma como os observatórios em educação têm sido percecionados e definidos, desenvolvemos uma análise dos sites de diversos observatórios com atividade centrada (total ou parcialmente) em questões educacionais, ainda que sem pretensão de exaustividade, com vista a estabelecer: i) as definições de observatório assumidas pelos próprios observatórios; ii) a natureza dos objetivos a que esses coletivos se propõem; iii) a natureza das instituições que os integram e coordenam. Desenvolveu-se assim uma análise documental, que permite apontar, de forma exploratória, a omissão da definição de observatório, que se subentende mais do que se explicita nos sites analisados; a existência de objetivos de diferente natureza e que integram dimensões de produção e disseminação de conhecimento, mas também de mobilização de recursos e influência sobre a realidade; e o papel preponderante desempenhado por universidades na sua coordenação, a par de outras instituições como as próprias escolas (tomadas como parceiras), ou instituições ligadas ao poder local.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/30-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectObservatórios-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Título: dc.titleObservatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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