Cursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa: percursos de investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Rogério Simões da-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:12:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:12:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6614-
Descrição: dc.descriptionColóquio realizado em Cabo Verde, Praia, de 6-7 de julho de 2017-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação tem como objetivos: a) Analisar criticamente o panorama nacional e internacional ao nível das políticas de educação e formação de adultos; b) Caracterizar perspetivas de professores face aos conteúdos dos cursos EFA de nível secundário, e as suas práticas de gestão curricular dos mesmos; c) Descrever o perfil de formação inicial e contínua dos professores dos cursos EFA de nível secundário, bem como as perspetivas desses professores sobre as suas necessidades de formação, e D) Compreender as práticas docentes levadas a cabo pelos professores dos cursos EFA de nível secundário e a sua relação com os resultados dos formandos; contextualizando-se no Distrito de Lisboa. Propomo-nos apresentar o projeto de investigação em curso, com destaque para o design metodológico e o processo e resultado da elaboração e validação de instrumentos de recolha de dados, concretamente, entrevistas semiestruturadas a diversos atores, e inquérito por questionário a professores de curso-
Descrição: dc.descriptionThe research we present aims to: a) Analyze critically the national and international panorama in the policies of adult education and training; b) Characterize teachers’ perspectives regarding the contents of secondary level Adult Education and Training (EFA) courses, and their curricular management practices; c) Describe the initial and continuing teacher training profile of the secondary level EFA courses’ teachers, as well as the teachers perspective on their training needs; and d) Understand the teaching practices carried out by the EFA courses teachers and their relation with the results of the trainees; in the context of the District of Lisbon (Portugal). We propose to present the ongoing research project, highlighting the methodological design and the process and result of the elaboration and validation of data collection instruments, namely: semistructured interviews with several actors and questionnaire survey to teachers of secondary level scholar EFA courses.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherGaloà-
Relação: dc.relationhttps://proceedings.galoa.com.br/coloquio/trabalhos/cursos-efa-alternativas-curriculares-no-distrito-de-lisboa-percursos-de-investigacao-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e formação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education and training-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencies-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular development-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Título: dc.titleCursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa: percursos de investigação-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.