A prática na área curricular não disciplinar de estudo acompanhado: estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorSeco, Alberto Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/658-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - A reorganização curricular do Ensino Básico, implementada pelo Decreto-Lei n.º 6/2001, veio trazer alterações significativas no que toca ao desenho curricular dos três ciclos que o compõem. A introdução de novas áreas curriculares ditas não disciplinares, assumem particular relevo nesta nova organização do currículo, com o objectivo da assunção pela escola da educação para a cidadania e de experiências de aprendizagem diversificadas, nomeadamente mais espaços de envolvimento dos alunos e actividades de apoio ao estudo. Uma das novas áreas do currículo de natureza não disciplinar, é o Estudo Acompanhado. Esta área constitui um “espaço” que se insere nas referidas actividades de apoio ao estudo. Para conhecermos como se faz o Estudo Acompanhado desenvolvemos o presente trabalho investigativo. O objectivo deste trabalho foi procurar conhecer como estava a ser implementada na escola, a parte operacional desta área curricular não disciplinar. Para isso, precisámos identificar a percepção que os professores tinham da organização curricular, o conhecimento que revelavam acerca dos mecanismos de gestão pedagógica do currículo na perspectiva da nova reestruturação curricular e, as suas representações relativas às áreas não disciplinares em geral e ao Estudo Acompanhado em particular. Tratou-se de uma abordagem investigativa de natureza qualitativa recorrendo à técnica da entrevista. A partir do enquadramento legislativo adequado e da revisão da literatura realizada, construímos um quadro conceptual que permitiu desenvolver um estudo de caso relativo a uma Escola Básica Integrada. O estudo demonstra que a operacionalização do Estudo Acompanhado, assenta em procedimentos instituídos numa lógica de rotina, geralmente de acordo com as medidas legislativas, mas esquecendo os princípios que lhes estão subjacentes, sem grande valorização pela Escola, com articulações insuficientes ao nível dos intervenientes e desconhecimento dos instrumentos de gestão pedagógica-
Descrição: dc.descriptionAbstract - The “Reorganização Curricular do Ensino Básico” (Reorganisation of the Elementary Education Curriculum), implemented by the “Decreto-Lei nº 6/2001”, brought about significant changes concerning the three stages in which Basic Education is divided. The introduction of new areas of knowledge/study - considered as “non-subjects” - gives them a particular and relevant place in this new organization of the “Currículo Escolar” (Curriculum). Its aim is to lead School to the assumption of an education for the citizenship as well as the adoption of diverse learning experiences, namely providing more room and time for pupils to develop healthy relationships and creating more aid activities in their school work. One of these new areas of “non-subject” nature included in the Curriculum is “Estudo Acompanhado” (Assisted Study). This area of study constitutes a “space” that is included in the previously mentioned aid activities. Trying to find out the way how “Estudo Acompanhado” is put into practice, that is, how its operational term works at schools at present is what really motivated this research work. Therefore we needed to identify the teachers’ perception of the educational organisation; their knowledge about the mechanisms of the pedagogical approach of the Curriculum in the perspective of the last Reorganisation of the Elementary Education Curriculum, as well as their representations of the “non-subject” areas as a whole and of “Estudo Acompanhado” in particular. This was a research approach of qualitative nature based on interviews. From the adequate legal instruments and the review of the literature we built up a conceptual board that allowed the development of a study case observed on a common “Escola Básica Integrada” (Integrated Elementary School). The research shows that the operational term of “Estudo Acompanhado” is basically made of procedures institutionalised on a logic of routine usually in accordance with the legal measures but forgetting the principles underlying them; it is little valued by the School; reveals insufficient connection among the participants, together with some lack of knowledge about the instruments for the pedagogical approach-
Formato: dc.format1347520 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento do curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo acompanhado-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleA prática na área curricular não disciplinar de estudo acompanhado: estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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