Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6572-
Descrição: dc.descriptionEnquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAmazon-
Relação: dc.relationhttps://www.amazon.com.br/dp/B073H51TV5/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1498845313&sr=1-1&keywords=M%C3%ADdias+digitais+e+media%C3%A7%C3%B5es+interculturais-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumento de recolha de dados-
Título: dc.titlePermanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.