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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Goulão, Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/6572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6572 | - |
Descrição: dc.description | Enquadramento conceptual: O ensino superior a distância desempenha um papel importante na democratização efetiva deste nível de ensino (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). O estudo da permanência no ensino superior a distância ganha particular relevo, atendendo aos níveis mais elevados de abandono registados nessa modalidade de ensino. Mais recentemente tem-se deslocado o foco de análise do abandono para a persistência, procurando identificar e promover fatores que ajudem os estudantes a permanecer e ter sucesso nos seus percursos educativos (Freitas, 2009). Objetivos: Na presente comunicação, propomo-nos apresentar os passos conducentes à elaboração de um instrumento de recolha de dados, concretamente um questionário, destinado a caracterizar a população estudantil das licenciaturas da Universidade Aberta. Essa caracterização, atendendo a fatores de ordem pessoal, académica e contextual (Santos & Neto, 2009) que têm vindo a ser associados à permanência e/ou ao abandono do ensino superior a distância, pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Metodologia: A elaboração do instrumento de recolha de dados baseou-se, por um lado, na pesquisa de estudos já realizados sobre a temática em apreço, recolhendo e organizando indicadores que têm revelado ser relevantes para o conhecimento da persistência. Organizados e categorizados esses indicadores, foram desenvolvidos itens que permitem a sua aferição, tendo sempre em mente as características da população específica que será convidada a responder ao questionário. Os passos conducentes à validação do instrumento são também brevemente apresentados, com vista à sua aplicação. Resultados: Apresentamos uma versão do instrumento elaborado, em torno das dimensões pessoal, académica e contextual. Conclusão: no contexto de uma sociedade do conhecimento, o acesso de todos à educação, e em particular ao ensino superior, deve ser uma preocupação fundamental de qualquer país desenvolvido. No entanto, não basta promover o acesso, sem que sejam criadas condições que possibilitem um efetivo sucesso, e desde logo, uma permanência dos estudantes menos tradicionais nesse nível de ensino. Assim, consideramos da maior relevância conhecer em profundidade os fatores que se associam a essa permanência, com vista à sua promoção. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Amazon | - |
Relação: dc.relation | https://www.amazon.com.br/dp/B073H51TV5/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1498845313&sr=1-1&keywords=M%C3%ADdias+digitais+e+media%C3%A7%C3%B5es+interculturais | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumento de recolha de dados | - |
Título: dc.title | Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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