Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorLima, Luís Miguel de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6567-
Descrição: dc.descriptionA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionAccessibility has been viewed as an imminently technological issue. However, despite the effort that has been made at this level it is necessary to focus the question on a pedagogical dimension. Thus, accessibility for students with special educational needs should be seen as a dimension, both technological and pedagogical. Although there is legislation and normative framework for teaching in general, in the case of online education the issues are in a particular way requiring distance education systems a particular approach creating a set of support devices for effective digital inclusion. This dissertation seeks to review the literature on the problem of accessibility in education, and then to prospect online education for students with special educational needs in the context of new generation distance education. On the other hand, it focuses on pedagogical processes in eLearning namely in the lines of work on pedagogy of eLearning and in the conception of the online course prototype that, besides considering the technological dimension, considers the pedagogical dimension. The course aims to achieve the learning objectives regardless of the path taken by the students.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educativas especiais-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade web-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Título: dc.titleAcessibilidade 2.0 : conceção de um curso online-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.