Promoção dos direitos da mulher e da criança na licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Maria Antónia-
Autor(es): dc.creatorMateus, Maria Regina Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6552-
Descrição: dc.descriptionNum país, no qual a mulher precisa, ainda, de conquistar o seu lugar na sociedade e resgatar o seu papel na hierarquia cultural, faz todo o sentido e urge investigar sobre os vários modos que contribuem para que esta promoção aconteça. Nesta certeza, este trabalho traçou como principal objetivo estudar o contributo que o curso de licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) tem dado para a formação ao nível dos direitos da mulher e da criança na Guiné Bissau (GB). Para tal, é apresentada, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica sobre a cultura guineense, a administração escolar, os objetivos de desenvolvimento do milénio e as dificuldades da sua implantação na realidade concreta da GB. De seguida, apresenta-se a metodologia de pesquisa, que incluiu como técnica de recolha de dados 2 entrevistas exploratórias e 14 entrevistas semiestruturadas, cujo conteúdo foi analisado e discutido. Como principal conclusão, finalmente, ressalva-se que o referido curso de licenciatura, na perspetiva das estudantes que o frequentam/frequentaram, tem vindo a promover a mulher e a criança, na medida em que as ajuda a desenvolver um olhar melhor informado e, consequentemente, mais crítico sobre muitas das práticas e rituais pertencentes à cultura tradicional. De facto, deve sublinhar-se, que o acesso à formação superior é um marco importante para que estas mulheres possam reconhecer a sua dignidade e assim contribuam para a transformação da cultura do seu país, num sentido mais igualitário e humano.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to study the impact of Higher Kindergarten Education at UCGB on the training in Women and Children Rights in Guinea Bissau. It is a country where women need to earn their place, therefore it makes sense to do research and draw conclusions on the role of higher education in the lives of the women who attend it. Interviews were carried out, through which it was possible to conclude that access to higher education is an important milestone for these women, enabling them recognize themselves as persons and thus contributing to the development of a more egalitarian and humane culture.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos do homem-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos da criança-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGuiné-Bissau-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Palavras-chave: dc.subjectWoman and children rights-
Palavras-chave: dc.subjectTradicion-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectViolation of woman rights-
Título: dc.titlePromoção dos direitos da mulher e da criança na licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.