Imaginário histórico e construção identitária em Crónica de D. João I, A Abóbada e Memorial do Convento : uma perspetiva comparatista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Isabel de Barros-
Autor(es): dc.creatorAlegria, Isabel Maria Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6488-
Descrição: dc.descriptionCom este trabalho procede-se a uma leitura comparativa de três obras literárias referenciadas no Programa de Português do ensino secundário - Crónica de D. João I de Fernão Lopes, A Abóbada de Alexandre Herculano e Memorial do Convento de José Saramago – tendo como fio condutor e tema central a ser escrutinado a construção da identidade em articulação com a construção de algumas edificações significativas. No primeiro capítulo, são apresentados alguns conceitos-chave para uma melhor clarificação do tema, tais como “nação” e “nacionalismo”, procedendo-se, posteriormente, a uma caracterização de um possível modelo ocidental de nação. Sobre este modelo, seguiu-se uma trajetória conducente a evidenciar o mito cristão como um dos vetores sobre os quais assenta a formação da civilização europeia. Por fim, procede-se à definição dos aspetos fundamentais da identidade nacional, dirigindo-se, a seguir, a nossa atenção para o caso português e para as etapas decisivas da construção da identidade nacional. Na segunda parte, avançamos para uma reflexão sobre imaginário e a sua presença no discurso histórico, onde apresentamos algumas definições sobre o conceito e abordamos alguns pressupostos sobre os limites entre literatura e discurso histórico. Foi ainda contemplado o lugar do imaginário histórico na narrativa. A terceira parte é dedicada à leitura comparativa das três obras. Deste modo, procedeu-se à identificação dos principais alicerces do comparativismo, enfatizando-se os estudos temáticos enquanto suporte teórico sobre o qual o cruzamento entre os textos foi desenvolvido. Os temas que se afiguraram prementes para esta leitura e estudo comparativos foram a construção da identidade, a alteridade: Nós/ O Outro e o mito cristão. Antes da análise dos textos, é feita uma abordagem teórica sobre os temas e as obras. A quarta e última parte do trabalho é consagrada à exposição de algumas propostas de atividades pedagógicas suscetíveis de serem aplicadas nas aulas de Português, para os três anos de escolaridade do ensino secundário, e também em articulação com a disciplina de História.-
Descrição: dc.descriptionThis study proceeds to a comparative study of three literary works referred to in the Portuguese Curriculum of Secondary Education – Crónica de D. João I by Fernão Lopes, A Abóbada, by Alexandre Herculano and Memorial do Convento by José Saramago – having the construction of identity as its leading theme and main issue to be scrutinised, in conjunction with the construction of some significant buildings. In the first part some key-concepts were presented to clarify the topic, such as “nation” and “nationalism”, making, thereafter a description of a possible western model of nation. As far as this model is concerned, steps were followed to enlighten the Christian Myth as one of the aspects in which the formation of the European civilization is based. Finally, the core aspects of the national identity were defined. Thereafter we have drawn our attention to the Portuguese context and to the decisive events of the construction of national identity. In the second part, we have gone further into a deep thought on the imaginary and its presence in the historical narrative, where some definitions of this concept are listed and some assumptions about the boundaries between literature and the historical speech were addressed. Furthermore, the place of the historical imaginary in the narrative was also taken into account. The third part focuses on a comparative approach of the three works. Therefore, we proceeded to the identification of the core basis of comparativism, emphasizing the thematic studies as theoretical support which enabled the development of a comparative reading. The most relevant topics for this comparative study were the construction of identity, the alterity: We/ The Other and the Christian Myth. Before the analysis of the texts, was made a theoretical approach about the topics and the literary works. In the fourth and final part of the present study, some pedagogical activities that may be used both in Portuguese and in History secondary classes whenever these subjects are interconnected are proposed.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectMitos-
Palavras-chave: dc.subjectCristianismo-
Palavras-chave: dc.subjectNational identity-
Palavras-chave: dc.subjectChristian myth-
Palavras-chave: dc.subjectAlterity-
Palavras-chave: dc.subjectThe imaginary-
Título: dc.titleImaginário histórico e construção identitária em Crónica de D. João I, A Abóbada e Memorial do Convento : uma perspetiva comparatista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.