Biblioteca escolar inclusiva e leitura para todos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rui Miguel Baptista Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6401-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is based on the inclusion assumption. With it we intend to respond to the plurality that characterizes our society in our schools, particularly in the role played by the School Library. It is important to empower school institutions as promoters of this inclusion, promoting effective education for the entire student population, treating everyone equally, regardless of their competences or limitations, providing equal opportunities. The general objective of this study is to know the strategies adopted by the school library and to promote an inclusive practice, transmitting them to the educational community. Thus, this study focused on the development of the activities of a school library in the framework of the implementation of the project “All together we can read”. This project, launched by the School Library Network in the 2010/2011 school year, aims to “Promote school success by creating reading opportunities for ALL students, including those with special educational needs.” (RBE, 2010). The school library appears in this study as the central object of the study, around which a whole set of collaborative activities are developed, aimed at the effective inclusion of students with special educational needs, promoting innovative practices, serving the educational community and open to the outside.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta investigação é baseado no pressuposto de inclusão. Com ela pretendemos dar resposta à pluralidade que carateriza a nossa sociedade nas nossas escolas, particularmente no papel desempenhado pela Biblioteca Escolar. Importa capacitar as instituições escolares como promotoras desta inclusão, promovendo um ensino eficaz para a globalidade da população discente, tratando todos por igual, independentemente das suas competências ou limitações, proporcionando igualdade de oportunidades. O objetivo geral deste estudo é conhecer as estratégias adotadas pela biblioteca escolar e que fomentem uma prática inclusiva, transmitindo-as à comunidade educativa. Assim, esta investigação incidiu sobre o desenvolvimento das atividades de uma biblioteca escolar no âmbito da implementação do projeto “Todos Juntos Podemos Ler”. Este projeto, lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares no ano letivo 2010/2011, tem como finalidade “Promover o sucesso escolar criando oportunidades de leitura para TODOS os alunos, incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais.” (RBE, 2010). A biblioteca escolar surge nesta investigação como objeto central do estudo, à volta da qual se desenvolve todo um conjunto de atividades colaborativas, tendentes à efetiva inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, promotoras de práticas inovadoras, ao serviço da comunidade educativa e aberta ao exterior.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educativas especiais-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial educational needs-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Título: dc.titleBiblioteca escolar inclusiva e leitura para todos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.