A diversidade étnico-cultural na escola: a educação intercultural no ensino básico

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Autor(es): dc.contributorFerreira, Manuela Malheiro-
Autor(es): dc.creatorPontes, Maria Judite Ferreira Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/634-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - A grande diversidade étnico-cultural presente na sociedade Portuguesa actual, com evidentes reflexos na nossa escola, constituiu o motivo para a formulação da questão de partida “Perante a diversidade étnico – cultural existente na escola, como são vividas as relações interétnicas e que acções e estratégias são implementadas, de modo a responder às necessidades impostas por esta realidade?" Ao longo da Fundamentação Teórica foram abordados temas como as migrações, a diversidade étnico-cultural, a integração das minorias, a educação intercultural e a formação dos professores. A diversidade étnica na escola e a integração, social e escolar, das minorias étnicas, quer por parte da escola/professores, quer por parte do Ministério da Educação, foi o centro deste estudo. Em relação à metodologia, começámos a investigação deste estudo com entrevistas exploratórias, a alunos e professores dos três ciclos do Ensino Básico, que nos permitiram recolher informação sobre as temáticas referidas. A análise de conteúdo feita às entrevistas evidenciou os indicadores necessários à elaboração dos questionários. Os questionários foram aplicados em duas escolas, a todos os professores dessas escolas e a três turmas de cada ciclo do Ensino Básico. Após a análise feita aos resultados obtidos através dos questionários tiraram-se algumas conclusões, quer em relação aos alunos quer em relação aos professores. Em relação aos alunos, podemos dizer que não foram detectados problemas no relacionamento interétnico. Estes manifestaram vontade de conhecer mais sobre as diferentes culturas étnicas, fazer mais actividades multiculturais na escola. Em relação aos professores, os dados obtidos revelam que os professores enfrentam algumas dificuldades na sua vida profissional. Têm dificuldades em trabalhar com a diversidade étnico-cultural presente na escola e sentem que o Ministério da Educação não tem tratado suficientemente esta questão. Na Formação Inicial, os professores não são preparados para a multiculturalidade que temos hoje nas escolas e a Formação Contínua não tem respondido às necessidades dos professores nesta área. No geral, quer pelos dados obtidos quer pelo contacto com as pessoas aquando da aplicação dos instrumentos de pesquisa, as questões da multiculturalidade, da Educação Intercultural, iniciativas realizadas ou projectadas pelo Ministério da Educação, nesta área, não são do conhecimento da maioria da população escolar-
Descrição: dc.descriptionRésumé - La grande diversité ethnique et culturelle présente dans la société portugaise actuelle, avec évidents réflexes dans notre école, a constitué la raison pour la formulation de la question de départ "Devant la diversité ethnique et culturelle existante dans l'école, comme sont vécues les relations interethniques et que des actions et des stratégies sont mises en oeuvre, pour répondre aux nécessités imposées par cette réalité?" Au long de l’approche théorique ont été abordés sujets comme les migrations, la diversité ethnique et culturelle, l'intégration des minorités, l'éducation interculturelle et la formation des enseignants. La diversité ethnique dans une école et l'intégration sociale et scolaire des minorités ethniques, soit de la part de l'école/enseignants, soit de la part du Ministère de l'Éducation, a été le centre de cette étude. Concernant la méthodologie, nous avons commencé notre recherche par des entrevues exploratoires, à des élèves et à des enseignants des trois cycles de l`Enseignement Basique, que nous ont permis de rassembler des informations sur les thématiques rapportées. L'analyse de contenu faite aux entrevues a mis en évidence les indicateurs nécessaires à l'élaboration des questionnaires. Les questionnaires ont été appliqués dans deux écoles, à la totalité des enseignants de ces écoles et à trois classes de chaque cycle de l’Enseignement Basique. Après l'analyse faite aux résultats obtenus à travers les questionnaires nous sommes arrivés à quelques conclusions, soit concernant les élèves soit concernant les enseignants. Concernant les élèves, nous pouvons dire que n'ont pas été détectés des problèmes interethniques dans les relations. Ceux-ci ont montré une volonté de connaître plus sur les différentes cultures ethniques, et de faire plus d’activités multiculturelles dans l'école. Concernant les enseignants, les données obtenues révèlent que les enseignants affrontent à quelques difficultés dans leur vie professionnelle. Ils ont des difficultés de travailler avec la diversité ethnique et culturelle présente dans l'école et sentent que le Ministère de l'Éducation n'a pas traité suffisamment cette question. Dans la Formation Initiale les enseignants ne sont pas préparés pour la diversité multiculturelle que nous avons aujourd'hui dans les écoles et la Formation Continue n'a pas répondu aux nécessités des enseignants dans ce secteur. Dans le général, soit par les données obtenues soit par le contact avec les personnes lors de l'application des instruments de recherche, les questions de la diversité multiculturelle, de l'Éducation Interculturelle, initiatives réalisées ou projetées par le Ministère de l'Éducation, dans ce secteur, ne sont pas de la connaissance de la majorité de la population scolaire-
Descrição: dc.descriptionAbstract - The great ethnic-cultural diversity present in the Portuguese modern society, with clear reflexes in our school, constitutes the reason for the formulation of the departure issue "Before the existent ethnic-cultural diversity in the school how are inter-ethnic relations felt and which actions and strategies are implemented, in way to answer to the needs imposed by this reality?" Along the theoretical grounding, themes as migrations, ethnic–cultural diversity, the integration of ethnic minorities, intercultural education and teacher training were approached. The ethnic diversity in the school and the social and school integration of the ethnic minorities, by the school/teachers or by the Ministry of Education, was the main issue of this study. As for the methodology, we started the investigation with exploratory interviews to students and teachers from the three Portuguese Basic Teaching stages which allowed us to get information on the referred themes. The content analysis made to the interviews evidenced the indicators necessary to the elaboration of the questionnaires. The questionnaires were applied in two schools, to all the teachers and to three classes, one from each of the Basic Teaching stages. After the analysis done to the results obtained to the questionnaires, some conclusions were withdrawn both from the students’ side and the teachers’ side. In relation to the students, we can say that no problems were detected regarding the inter-ethnic relationships. They showed will of knowing more about different ethnic cultures and have more multicultural activities in the school. In relation to teachers, the information obtained revealed that they face some difficulties in their professional lives. They show difficulties in working with ethnic-cultural diversity and feel that Ministry of Education has not been treating this subject properly. In Teacher Training teachers are not prepared for multicultural schools and the Teacher Development has not been answering the teachers’ needs in this area. Overall, both from the obtained information and from the contact with people during the application of the research instruments, issues related to multiculturalism, intercultural education, planned and accomplished initiatives by the Ministry of Education in this area are not of the knowledge of most of the school population-
Formato: dc.format1082308 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectImigração-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMinorias étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interétnicas-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Título: dc.titleA diversidade étnico-cultural na escola: a educação intercultural no ensino básico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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