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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Marques, Isabelle Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Sebastião, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/6319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6319 | - |
Descrição: dc.description | A escola, com uma função capital na cristalização dos saberes, possui a capacidade de fomentar o respeito e a valorização pela diversidade e pela variedade linguísticas, evitando, assim, a subversão do preconceito (sócio)linguístico. Daí decorre a importância da abordagem que se faz ao tema da variedade na sala de aula, da escolha dos instrumentos pedagógicos e, claro, da formação dos professores. Os instrumentos pedagógicos como o manual escolar de língua portuguesa do ensino básico, conforme hoje se apresentam, assumem um papel relevante no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, uma vez que desempenham uma relação de mediação, própria da sua função (re)transmissora de conhecimentos. Funcionam como instrumentos básicos de trabalho e suporte de conhecimento para alunos e professores, e até para os pais/encarregados de educação. Por esta razão, é inevitável tomá los em consideração, quando o tema a tratar é a aprendizagem da língua. Assim, pretendemos analisar de que forma estes manuais escolares, disponíveis no mercado português, que possuem uma função legitimadora sobre o que ensinar e de como ensinar, abordam as questões da diversidade e da variação linguísticas, de que forma transmitem os valores da diferença no tratamento da(s) língua(s). Veremos, assim, que a linguística assume um papel relevante para a sensibilização da diversidade e variação linguísticas no ensino. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade e variação linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manuais escolares | - |
Título: dc.title | O papel dos manuais escolares no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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