O papel dos manuais escolares no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarques, Isabelle Simões-
Autor(es): dc.creatorSebastião, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6319-
Descrição: dc.descriptionA escola, com uma função capital na cristalização dos saberes, possui a capacidade de fomentar o respeito e a valorização pela diversidade e pela variedade linguísticas, evitando, assim, a subversão do preconceito (sócio)linguístico. Daí decorre a importância da abordagem que se faz ao tema da variedade na sala de aula, da escolha dos instrumentos pedagógicos e, claro, da formação dos professores. Os instrumentos pedagógicos como o manual escolar de língua portuguesa do ensino básico, conforme hoje se apresentam, assumem um papel relevante no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, uma vez que desempenham uma relação de mediação, própria da sua função (re)transmissora de conhecimentos. Funcionam como instrumentos básicos de trabalho e suporte de conhecimento para alunos e professores, e até para os pais/encarregados de educação. Por esta razão, é inevitável tomá los em consideração, quando o tema a tratar é a aprendizagem da língua. Assim, pretendemos analisar de que forma estes manuais escolares, disponíveis no mercado português, que possuem uma função legitimadora sobre o que ensinar e de como ensinar, abordam as questões da diversidade e da variação linguísticas, de que forma transmitem os valores da diferença no tratamento da(s) língua(s). Veremos, assim, que a linguística assume um papel relevante para a sensibilização da diversidade e variação linguísticas no ensino.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal de Uberlândia-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade e variação linguística-
Palavras-chave: dc.subjectManuais escolares-
Título: dc.titleO papel dos manuais escolares no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.