Gramáticas de costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBatoréo, Hanna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:10:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:10:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6232-
Descrição: dc.descriptionNo presente estudo, iremos reflectir sobre a necessidade de uma gramática da Língua Portuguesa perspectivada como língua pluricêntrica. O pluricentrismo linguístico corresponde hoje a um fenómeno generalizado e largamente estudado (cf. Clyne (ed.) 1992, Silva (ed.) 2013), também no âmbito da Língua Portuguesa (Baxter 1992, Silva et al. (ed.) 2011, Batoréo e Casadinho (2009), Batoréo e Silva (2012), Batoréo (2016). Tendo em conta este objectivo, abordaremos nove gramáticas académicas do Português contemporâneo, publicadas nas últimas décadas – seis no Brasil e três em Portugal –, procurando verificar se elas reflectem a realidade pluricêntrica da Língua Portuguesa do séc. XXI e, particularmente, se correspondem às necessidades dos falantes que aprendem Português como Língua Não-Materna (PLNM), na qualidade de língua estrangeira ou língua segunda.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora da Universidade Marie Curie-Sklodowska-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês como língua pluricêntrica-
Palavras-chave: dc.subjectGramáticas do português-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês europeu (PE)-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês do Brasil (PB)-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês Língua Não Materna (PLNM)-
Palavras-chave: dc.subjectVariedades do português-
Título: dc.titleGramáticas de costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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