Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:10:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:10:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6114-
Descrição: dc.descriptionA avaliação é um processo central no ensino e é através da avaliação que o professor pode perceber se a trajetória por ele desenhada resulta na aprendizagem pretendida. Com efeito, a avaliação constitui, cada vez mais, um fator fulcral da qualidade dos processos de aprendizagem sendo deles indissociável. Se as práticas tradicionais de avaliação são cada vez mais problematizadas no ensino presencial, existem hoje outros contextos de aprendizagem híbridos ou totalmente a distância, em que esta problematização se torna ainda mais premente. Considerando que a avaliação está sempre relacionada com o que se entende por ensinar e aprender, estes novos contextos de aprendizagem e as suas características têm determinado, em grande parte, o repensar dos modelos pedagógicos convencionais e consequentemente das práticas avaliativas. Este e-book reúne um conjunto de estudos desenvolvidos recentemente por diversos profissionais da educação, de Portugal e do Brasil, dando-lhe a visibilidade merecida e permitindo a outros recolher nestes trabalhos contributos para a consolidação teórica das novas perspetivas sobre a avaliação bem como favorecer o desenvolvimento de práticas inovadoras e profícuas que conduzam à melhoria do processo de aprendizagem. A obra aborda a questão da avaliação em diversos contextos, em diferentes níveis de ensino, em diferentes disciplinas e onde se procura, nos, primeiros capítulos, propor referenciais teóricos que permitam enquadrar o conjunto de estudos de natureza mais prática apresentado nos capítulos seguintes. Este e-book, pretende ainda dar conta dos resultados da estreita colaboração existente entre a Universidade Aberta, com investigadores de universidades do Brasil que participam regularmente em atividades/projetos do Laboratório de Educação a Distância e Elearning, contribuindo para o aprofundamento e difusão da pesquisa realizada em ambos os países que em muito enriquece a produção científica e a desejável partilha de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectEdumetria-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Título: dc.titleAvaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.