Aspetos da interação online numa unidade curricular de 2º. Ciclo da Universidade Aberta: desenho de atividades e estratégias discursivas de dinamização de aprendizagens”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carla Aurélia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/6065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/6065-
Descrição: dc.descriptionTendo por base o modelo pedagógico da Universidade Aberta para os cursos de segundo ciclo (Pereira; Mendes; Mota; Morgado; Aires, 2003: 39-53), procuraremos analisar exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo numa unidade curricular de Linguística, verificando a dinâmica que se pode estabelecer entre o trabalho em fórum e o desenho de atividades formativas. Considerando que o ensino online atribui particular importância à análise entre pares (no contexto de um processo interativo que tem por base o desenho de um percurso de aprendizagem constituído por atividades formativas e feedback das atividades formativas), analisaremos de que forma o desenho de atividades formativas várias permite a dinamização da participação dos estudantes nos fóruns e a moderação dos fóruns pelo e-professor (Anderson, 2003) com o objetivo de promover aprendizagens significativas ancoradas em exemplos práticos e em experiências partilhadas. Tendo por base a relação entre a autonomia na aprendizagem (estudo independente), com a procura do conhecimento (“cognitive presence”; Garrison; Anderson, 2003), e a realização de estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas pelo e-professor de dinamização de aprendizagens, analisaremos, assim, um exemplo prático da atuação do professor e dos estudantes no modo como se constrói um percurso com a constante pesquisa bibliográfica, o trabalho em fórum e o feedback relativamente às tarefas realizadas. Teremos, assim, como enfoque analítico as três linhas de força fundamentais da educação a distância: a formação centrada no estudante; a flexibilidade permitida pelas metodologias de trabalho assíncronas que promovem a reflexão crítica por força do carácter mais elaborado da interação escrita e o primado da interação. Neste âmbito, procuraremos demonstrar que o delinear de estratégias de ativação da aprendizagem (Pereira et al., 2007) tem como resultado o envolvimento dos estudantes nos processos conjuntos de análise.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/EaDDES/actasUAb.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online pós-graduado-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectE-professor-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades formativas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectFeedback-
Título: dc.titleAspetos da interação online numa unidade curricular de 2º. Ciclo da Universidade Aberta: desenho de atividades e estratégias discursivas de dinamização de aprendizagens”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.