O E-Learning em centros de formação profissional de gestão participada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria do Rosário-
Autor(es): dc.creatorMansos, Luís Manuel Santa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/594-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - Com o aparecimento dos primeiros satélites artificiais, nos finais da década de 50 do século XX, o carácter público da ciência e das suas aplicações tecnológicas estava plenamente assumido (Caraça, 2004). Na Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que para além das novidades tecnológicas, se tirasse partido de bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho, o know how, etc. (Baptista, 2002). Em Portugal e no contexto da Formação Profissional, a Formação a Distância ainda não é aberta e flexível, porque os programas das acções formativas são fixos e fechados, com o formando a não poder negociar a adaptação ao seu perfil e interesses profissionais (Rosa, 2002). O e-learning surge no contexto da Formação Profissional, como um modelo de Formação a Distância só possível com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são elas que lhe dão suporte. O e-learning ao tolerar novas formas de comunicação, de interacção e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, que tem em conta as experiências e os objectivos profissionais dos formandos. A formação profissional inserida no mercado de emprego e tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, utiliza nos seus processos formativos uma estrutura modular, com os modelos de aprendizagem a dependerem quase exclusivamente das entidades formadoras, isto é, das redes de Centros de Formação Profissional. A partir destes pressupostos, pensou-se ser importante fazer um trabalho a partir de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada de modo a perceber qual o papel que o e-learning pode desempenhar em organizações deste tipo. Para isso, colocámos uma questão e vários objectivos de investigação que envolveram a recolha de dados para posterior análise, e cujos resultados depois de interpretados, permitirão responder aos desígnios que nos animaram desde o início do trabalho e confirmar ou não algumas das percepções iniciais. Na procura desses dados, foi analisada documentação diversa, criados questionários e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar informação necessária e suficiente para o efeito-
Descrição: dc.descriptionAbstract - With the innovation of the fist man launched satellites during the end of the 1950´s came a greater public awareness of science and it’s technological applications (Caraça, 2004). In Europe during the last few decades of the 20th century the emergence of Information technology (IT) imposed on all organisations the need to embrace the new intangible IT and new methods of work practice (Baptista, 2002). In Portugal in the context of professional training e-Learning is still not flexible and open as it could be, mainly because the curriculum’s are fixed and closed, making it harder the students to relate to their own profiles and interests (Rosa, 2002). In professional training e-Learning appears as a model of distance leaning only made possible with the support of Information Technology. By supporting new forms of communication, interaction and confrontation of ideas, e-learning allows a study based on the sharing of knowledge with professional experience and the goals of the students. Professional Training in the working world is supervised by the Ministry of Work and Social Security, using modular educational structures in which the models are almost exclusively designed by the centres of Professional Training. Based on this proposition, it was thought important to make a research in the Centros de Formação Profissional de Gestão Participada, in order to understand the importance that e- learning may have on this kind of organisation. To achieve this we asked one question and investigated various issues involving the analysing of given data. The results of which, once interpreted would allow the answer to the initial questions and confirming, or not, the initial perceptions. In search of this data, diverse documentation was analysed, questionnaires were created and lead interviews made-
Formato: dc.format3236823 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectModelos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectModelos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training-
Palavras-chave: dc.subjectTraining in the distance-
Palavras-chave: dc.subjectBlearning-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Palavras-chave: dc.subjectCentros de formação profissional de gestão participada-
Título: dc.titleO E-Learning em centros de formação profissional de gestão participada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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