O professor/tutor do ensino a distância no século XXI : um estudo de caso sobre contextos educativos da formação contínua de professores no Alentejo, Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIsaías, Pedro-
Autor(es): dc.creatorCasaca, António Luís Estanqueiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/590-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade em que a informação é cada vez mais importante e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, a formação a distância assume um papel cada vez mais importante no dia a dia dos indivíduos bem como das organizações. Em Portugal, apesar da elevada iliteracia informática, o investimento nos meios de ensino a distância assume um papel cada vez mais importante, podendo até tornar-se crucial para o desenvolvimento do país, por forma a desenvolver novas competências que permitam um desenvolvimento sustentado do nosso país. O mercado português da formação a distância, como mercado emergente que é, tem-se deparado com algumas dificuldades, nomeadamente a eficácia e credibilidade que são próprias da introdução de novos produtos nos mercados. Nos últimos anos, o investimento tecnológico em plataformas de ensino a distância, na formação de educadores de infância e professores do ensino básico, tem sido bastante importante, embora os centro de formação a privilegiar esta tecnologia tenham sido poucos. A qualidade da educação deve ser alcançada usando de forma adequada a comunicação mediada por computador. O ensino a distância deve permitir que os tutores e os formandos possam interagir de forma presencial periodicamente, discutindo novas formas de comunicação, e os resultados da exploração do material. Na componente a distância o tutor representa um papel determinante nesta modalidade de ensino, dado que dele depende primordialmente o desenvolvimento e o apoio dos seus alunos, por conseguinte ele deve possuir um conjunto de competências pedagógicas, sociais, de gestão e técnicas-
Descrição: dc.descriptionIn a society where information is more and more important and knowledge is one of the most important factors of competitiveness, the remote training plays an increasing part in the day-by day of everybody’s life as well as in organizations. In Portugal, in spite of the high computing illiteracy, the investment in the remote learning means plays an increasing part, and it could even become crucial to the country’s development in order to develop new competences to allow a sustained development of our country. The Portuguese market of remote learning emergent in its nature has been facing some difficulties, namely the effectiveness and credibility peculiar to the introduction of new products. In the last years, the technological investment in platforms of remote learning in the training of infant and basic teachers has been quite important, though the training centres favouring this technology have been few. Quality in education can be achieved by wisely using computer technology a face-to-face interaction. Distance learning should allow online tutors and students to interact periodically face-to-face, discussing ways of discovering new information, results in an exploration of material. Online tutors play a critical role is distance learning, as the main agents responsible for the delivery of the courses and the support of the learners, they must be equipped with an appropriate set of skills and attributes in addition to subject matter expertise (pedagogical, social, managerial and technical)-
Formato: dc.format4078432 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectBlearning-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínua-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTutors-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleO professor/tutor do ensino a distância no século XXI : um estudo de caso sobre contextos educativos da formação contínua de professores no Alentejo, Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.