Percepções empreendedoras dos jovens e ecossistema empreendedor : um estudo aplicado à cidade do Huambo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Luísa-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Tiago Carrilho-
Autor(es): dc.creatorNondolo, Daniel Luvumba Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5892-
Descrição: dc.descriptionEmprendedorismo é hoje um tema discutido em todo mundo devido à sua relevância na promoção do desenvolvimento económico e de riqueza para as nações. Neste âmbito o tema da educação para o empreendedorismo torna-se crucial. O objectivo desta dissertação é estudar as percepções dos jovens quanto ao empreendedorismo na cidade do Huambo. O estudo é do tipo descritivo, tem em parte uma abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário aos estudantes e ao tratamento dos dados recolhidos. Aplica uma metodologia qualitativa suportada na recolha de dados através de entrevista. Foi realizado em três instituições de ensino do Huambo, tais como: Instituto Médio de Administração e Gestão, Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau e Faculdade de Economia. Para enriquecer a abordagem foram aplicadas entrevistas às três instituições de formação profissional em empreendedorismo da cidade do Huambo, nomeadamente: Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego, Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas e Balcão Único do Empreendedor de modo a perceber as políticas públicas para o apoio às pequenas iniciativas de negócios face ao programa de incentivo ao empreendedorismo em vigor em Angola. A amostra é não probabilística formada por 394 estudantes das três instituições de ensino, seleccionadas por conveniência. Os resultados da presente investigação apontam que a maior parte dos estudantes inqueridos são de idade compreendida entre 18 a 20 anos e do género masculino. Verificou-se que criar um plano de negócio não basta, sendo importante desenvolver a ideia concretizá-la e sustentá-la. Notando-se que muitos estudantes referem dificuldades na criação de ideias de negócio e manter em funcionamento uma empresa. Os directores das escolas, apesar de enfatizarem, que a educação para o Empreendedorismo contribui para o desenvolvimento da qualidade de atitudes pessoais, capacidade de gestão e tomada de decisões, defendem a necessidade de adequar a educação para o empreendedorismo à organização curricular e às políticas públicas relativas ao empreendedorismo como parte fundamental do desenvolvimento sócio económico sustentável num mundo em constantes mudanças. O estudo sugere ainda que as instituições de formação afins devam ser providas de estruturas auxiliares de apoio à formação dos empreendedores tais como laboratórios de ideias e incubadoras de empresas.-
Descrição: dc.descriptionEntrepreneurship is today a discussed topic around the world due their their importance to promote economic development, income and wealth for nations. The objective of this work is to understand the perceptions of students about entrepreneurship in Huambo - Angola. The study applies a quantitativemethodology to a data collect by inquiriesapplied to the students.Adittionally, uses a qualitative methodology supported in the interviews. The study was conducted in three educational institutions: Institute of Administration and Management, II High School Xavier Samacau and Faculty of Economics. To enrich the subject approach were applied interviews to the three vocational training institutions in entrepreneurship of Huambo city: Local Centres of Entrepreneurship and Employment Services (CLESE), National Institute of SupportMicro, Small and Medium Enterprises (INAPEM) and Entrepreneur Single Desk (BUE). These interviews allow a better understanding about public policies to support small business initiatives and programs to encourage entrepreneurship in Angola. The sample is not probabilistic and includes 394 students from the three educational institutions. The results suggest that most of the surveyed students are aged between18 to 20 years of age and male gender. Create a business plan is considered not enough to become an entrepreneur and students recognised the important of develop and sustain at long term a business. Directors of the schools studied, despiteto emphasize that education for entrepreneurship contributes to developpersonal attitudes and management skills. However, they considered that entrepreneurial education must be suitable with curriculum and adjusted inside public policies. Moreover, its crucial provide other support to entrepreneurs, such as training and business incubation.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Título: dc.titlePercepções empreendedoras dos jovens e ecossistema empreendedor : um estudo aplicado à cidade do Huambo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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