Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.contributorMendes, António Quintas-
Autor(es): dc.creatorDias, Adelaide de Jesus Pão-Mole-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5851-
Descrição: dc.descriptionEste relatório é o resultado do conjunto de projetos, atividades e tarefas desenvolvidas ao longo de um estágio na especialidade de Pedagogia do Elearning divididas entre dois cenários da Universidade Aberta de Portugal: 1) o mestrado em Pedagogia do Elearning; 2) o centro investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). O estágio constitui uma das possibilidades disponíveis no 2º ano do mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL) com o objetivo da obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação. Os objetivos do estágio em pedagogia do elearning envolve a imersão em contexto de trabalho real e o desenvolvimento de projetos em pedagogia do elearning e de interesse, para ambos os cenários de trabalho decorrendo as atividades ao longo do ano em contexto online e presencial. Acompanhando uma das tendências atuais da educação a distância -a educação aberta, quer as universidades abertas a nível mundial, quer os centros de investigação em geral, estão envolvidas e comprometidas com as questões do acesso aberto (open access) da sua produção de conteúdos. Por outro lado, as políticas de disseminação de conteúdos científicos e académicos implicam a existência repositórios de conteúdo aberto. O presente estágio teve como objetivo o desenvolvimento de recursos digitais abertos para comunicação científica em duas comunidades: a comunidade, mestrado em Pedagogia do Elearning, e a comunidade de investigadores do Laboratório de Educação a Distância e Elearning. É neste quadro que o estágio em pedagogia do elearning se integrou duas áreas: a comunicação científica e a gestão de projetos internacionais. No caso da primeira, o estágio abrangeu o projeto de criação e desenvolvimento de revista de acesso aberto na plataforma Open Journal System, para ambas as comunidades e o projeto desenvolvimento, publicação e divulgação de conteúdos digitais em várias plataformas da Web e a participação na organização de eventos de comunicação científica -a conferência myMPeL. No que respeita à outra área, a integração na gestão de projetos de investigação internacionais em articulação com os técnicos e as equipas de investigação. Assim, este relatório evidencia este percurso e as tarefas desenvolvidas ao logo do estágio e as competências adquiridas ao longo do mesmo.-
Descrição: dc.descriptionThis report is the result of joint projects, activities and tasks carried out over an internship in Elearning Pedagogy specialty divided between two scenarios of the Open University of Portugal: 1) the Masters in Elearning Pedagogy; 2) the research center Education Laboratory Distance and eLearning (LE@D). The internship is one of the possibilities available in the 2nd year of the Masters in eLearning Pedagogy (MPEL) for the purpose of obtaining the degree of Master of Science in Education. The internship goals in education elearning involve immersion in real work context and development projects in education elearning and interest for both work scenarios elapsing activities throughout the year in online context and face to face. Following one of the current trends in distance education -an open or open universities worldwide or research centers in general, are involved and committed to the issues of open access (open access) of its content production. On the other hand, dissemination of scientific and scholarly content policies imply the existence repositories of open content. This internship was aimed to the development of open digital resources for scientific communication in two communities: the community, masters in Elearning Pedagogy, and the research community Education Laboratory Distance and Elearning. It is in this context that this internship pedagogy elearning joined two areas: scientific communication and management of international projects. In the first case, the internship covered the creation of design and opens access journal development in the Open Journal System platform, for both communities and development design, publication and dissemination of digital content on several Web platforms and participation in the organization scientific communication events -a myMPeL conference. As regards to the other area, the integration in the management of international research projects in conjunction with the technical and research teams. Thus, this report highlights this route and work between the right of the stage and the skills acquired over the same.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação científica-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectOpen access-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleDesenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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