Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Karina Costa-
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5849-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5849-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a literature review on the theme of violence and bullying in schools, based on extensive analysis of various documentary sources, publications and scientific literature, from many relevant authors, aiming to achieve a wide understanding and proper contextualization of the phenomenon under study. This is the first stage of a research work that is being developed on the mentioned topic, at the Research Center for Migration and Intercultural Relations (CEMRI), of the Open University of Lisbon, Research Group “Health, Culture and Development”. The study aims to identify, analyze and understand the processes involved in the construction of violence and social exclusion in portuguese schools. We also intend to assess the main causes and consequences of violent behavior in schools, as well as finding ways to prevent violence and defining intervention strategies / actions, namely through contributions of intercultural education. To carry out this study, still in progress in its empirical part, we have chosen the qualitative research method. We chose to perform a descriptive study, in the case study category. Therefore, we propose to study the case of a school of the first cycle of basic education (primary school), which belongs to a group of schools from Setúbal district, located in an urban area of Seixal.-
Descrição: dc.description. .-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectVitimização-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectVictimization-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectPrevention-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural education-
Título: dc.titleViolência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural-
Título: dc.titleViolence and bullying in school context : contributions of intercultural perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.