Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Ligia Rangel-
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:09:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:09:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5846-
Descrição: dc.descriptionO estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.-
Descrição: dc.descriptionThe state of the art of distance education practices and e-learning has been questioned in several countries, in order to consider the gap between the speed of emergence of new technologies and the pace of its incorporation in educational activities and academic management in educational institutions as well as their quality and impact on learning in the world. Several publications have emerged, seeking to outline and discuss theories and methods underlying the pedagogical practices, technology choices, the teaching-learning processes, quality and impact. This paper deals with the main contributions of the Lisbon Open University (UAB-Pt) to the knowledge on mobile learning in intercultural context, through the study of scientific literature in graduate level held on the university, by outlining the main objects, theories, methods and conclusions of the research in this theme. The relevance of a study that focuses on the production of this institution, a pioneer in distance education in Portugal, is evidenced by the characteristics of societies in a globalized world in constant motion, making contact and interaction, mediated by technology, among peoples and cultures a brand never seen in other times in the history of humanity. Learning is both need and result thereby being in the world.-
Descrição: dc.descriptionEl estado del arte de las prácticas de educación a la distancia y e-learning ha sido cuestionada en varios países, para considerar la diferencia entre la velocidad de la aparición de nuevas tecnologías y el ritmo de su incorporación en las actividades educativas y de gestión académica en las instituciones educativas, así como su calidad y el impacto en el aprendizaje en el mundo. Varias publicaciones han surgido, buscando delinear y discutir teorías y métodos que se basan las prácticas pedagógicas, opciones de tecnología, los procesos de enseñanza-aprendizaje, calidad e impacto. Este documento se ocupa de las principales aportaciones de la Universidad Abierta de Lisboa (UAB-PT) al conocimiento del aprendizaje móvil en el contexto intercultural, a través del estudio de la literatura científica en el nivel pos-graduado realizada en la universidad, si delineando los principales objetos, teorías, métodos y las conclusiones de la investigación en este tema. La relevancia de un estudio que se centra en la producción de esta institución, pionera en la educación a distancia en Portugal, se evidencia por las características de las sociedades en un mundo globalizado en constante movimiento, por lo que el contacto y la interacción, mediada por la tecnología, entre los pueblos y culturas de una marca nunca visto en otros momentos de la historia de la humanidad. El aprendizaje es tanto una necesidad como resultado de ese modo estar en el mundo.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalism-
Palavras-chave: dc.subjectScientific production-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizaje móvil-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidad-
Palavras-chave: dc.subjectLa producción científica-
Título: dc.titleAprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa-
Título: dc.titleMobile learning and interculturalism: scientific production in post-graduate courses of the Open University of Lisbon-
Título: dc.titleEl aprendizaje móvil y la interculturalidad: la producción científica en los cursos de post-grado de la Universidad Abierta de Lisboa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.