Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:07:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:07:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5724 | - |
Descrição: dc.description | Num contexto em que a Biblioteca Escolar se tem vindo a afirmar em Portugal pela importância da sua ação no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento, é fundamental que as escolas e os agentes externos reconheçam esse papel para se poder potenciar a sua função pedagógica. Esta questão passa, nomeadamente, por dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares. E essa visibilidade materializa-se, entre outros aspetos, pela sua inclusão nos relatórios de avaliação interna e externa das escolas. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo centrado na análise dos relatórios da Inspeção Geral da Educação e Ciência (região do Algarve), referentes ao processo de avaliação externa das escolas no período de 2006/2007 a 2011/2012. Trata-se de um estudo de caráter documental onde se procurou identificar as menções que eram feitas às bibliotecas escolares e a natureza dessas mesmas referências, ou seja, como é que os relatórios de avaliação externa espelham essa estrutura de apoio pedagógico. Da análise efetuada, constatou-se que todos os relatórios fazem referência à biblioteca escolar, no entanto as categorias menos representadas são as que remetem para o papel pedagógico da biblioteca. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EDUCA/AFIRSE Portugal | - |
Relação: dc.relation | http://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação das escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools assessement | - |
Título: dc.title | As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: