As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorMatias, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:07:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:07:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5724-
Descrição: dc.descriptionNum contexto em que a Biblioteca Escolar se tem vindo a afirmar em Portugal pela importância da sua ação no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento, é fundamental que as escolas e os agentes externos reconheçam esse papel para se poder potenciar a sua função pedagógica. Esta questão passa, nomeadamente, por dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares. E essa visibilidade materializa-se, entre outros aspetos, pela sua inclusão nos relatórios de avaliação interna e externa das escolas. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo centrado na análise dos relatórios da Inspeção Geral da Educação e Ciência (região do Algarve), referentes ao processo de avaliação externa das escolas no período de 2006/2007 a 2011/2012. Trata-se de um estudo de caráter documental onde se procurou identificar as menções que eram feitas às bibliotecas escolares e a natureza dessas mesmas referências, ou seja, como é que os relatórios de avaliação externa espelham essa estrutura de apoio pedagógico. Da análise efetuada, constatou-se que todos os relatórios fazem referência à biblioteca escolar, no entanto as categorias menos representadas são as que remetem para o papel pedagógico da biblioteca.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEDUCA/AFIRSE Portugal-
Relação: dc.relationhttp://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação das escolas-
Palavras-chave: dc.subjectSchool libraries-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectSchools assessement-
Título: dc.titleAs bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.