Escola : família :matemática : que relações?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Pedro-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Cecília-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Darlinda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:09:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:09:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2002-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5704-
Descrição: dc.descriptionX Encontro da Seção de Matemática da Sociedade das Ciências da Educação, realizado na Consolação, Peniche em 2001-
Descrição: dc.descriptionA complexidade do mundo actual exige que a escola colabore com a família e a envolva como fazendo parte integrante da comunidade educativa. Nesse sentido foi dado um passo significativo quando se criou a Confederação Nacional da Associação de Pais (CONFAP) e quando se determina que os pais passem a participar no Conselho de escola ou Área escola (decreto lei nº172/91). A falta de tradição em colaborações estreitas com as famílias por parte da escola corre o risco de anular na prática as disposições legais, se não forem postas em prática medidas concretas tanto a nível dos órgãos de poder da escola como da parte dos professores. Se o grande objectivo do envolvimento da família na escola é uma melhoria das aprendizagens dos alunos, há que pôr em marcha iniciativas que permitam: a) identificar aspectos críticos da relação escola família; b) estudar processos de incentivar a colaboração dos pais; c) implementar e avaliar medidas concretas para levar a escola à família e a família à escola, nomeadamente no caso das aprendizagens da Matemática. São desafios que se colocam a gestores, professores e a investigadores. Neste documento irão ser abordados alguns aspectos inseridos em duas partes. Na primeira far-se-á uma breve análise da relação escola – família em termos gerais procurando situar a situação portuguesa no panorama da situação de alguns países. Numa segunda parte irão ser relatados algumas conclusões de estudos feitos em Portugal e noutros países e levantadas algumas questões no âmbito da relação Matemática – família, focando-se a questão dos trabalhos de casa de Matemática e o apoio da família a esta tradicional componente da vida escolar dos nossos alunos que é o TPC.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Instituto de Inovação Educacional-
Relação: dc.relationhttp://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2001/2001_13_PSilva.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleEscola : família :matemática : que relações?-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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