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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Cecília | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Darlinda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5704 | - |
Descrição: dc.description | X Encontro da Seção de Matemática da Sociedade das Ciências da Educação, realizado na Consolação, Peniche em 2001 | - |
Descrição: dc.description | A complexidade do mundo actual exige que a escola colabore com a família e a envolva como fazendo parte integrante da comunidade educativa. Nesse sentido foi dado um passo significativo quando se criou a Confederação Nacional da Associação de Pais (CONFAP) e quando se determina que os pais passem a participar no Conselho de escola ou Área escola (decreto lei nº172/91). A falta de tradição em colaborações estreitas com as famílias por parte da escola corre o risco de anular na prática as disposições legais, se não forem postas em prática medidas concretas tanto a nível dos órgãos de poder da escola como da parte dos professores. Se o grande objectivo do envolvimento da família na escola é uma melhoria das aprendizagens dos alunos, há que pôr em marcha iniciativas que permitam: a) identificar aspectos críticos da relação escola família; b) estudar processos de incentivar a colaboração dos pais; c) implementar e avaliar medidas concretas para levar a escola à família e a família à escola, nomeadamente no caso das aprendizagens da Matemática. São desafios que se colocam a gestores, professores e a investigadores. Neste documento irão ser abordados alguns aspectos inseridos em duas partes. Na primeira far-se-á uma breve análise da relação escola – família em termos gerais procurando situar a situação portuguesa no panorama da situação de alguns países. Numa segunda parte irão ser relatados algumas conclusões de estudos feitos em Portugal e noutros países e levantadas algumas questões no âmbito da relação Matemática – família, focando-se a questão dos trabalhos de casa de Matemática e o apoio da família a esta tradicional componente da vida escolar dos nossos alunos que é o TPC. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Instituto de Inovação Educacional | - |
Relação: dc.relation | http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2001/2001_13_PSilva.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Escola : família :matemática : que relações? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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