A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValadares, Jorge-
Autor(es): dc.creatorSoares, Natacha Maria Godinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/562-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO principal objectivo deste estudo é a importância da influência da linguagem oral usada na sala de aula sobre a aprendizagem significativa no âmbito do ensino da Matemática. Para tal, definiram-se como principais questões desta investigação: Qual é o papel atribuído pelos professores de Matemática à linguagem oral na aprendizagem? Quais são as perspectivas dos professores de Matemática sobre a influência das suas práticas discursivas orais na aprendizagem significativa? A fim de fundamentar solidamente este estudo, realizou-se uma revisão de literatura da qual resultou a escolha da teoria construtivista trivial e humana de Novak para a base do estudo. De acordo com a teoria referida considerou-se o conceito de aprendizagem significativa. Do ponto de vista da metodologia, o estudo realizado insere-se numa perspectiva qualitativa de investigação, na vertente de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação de um conjunto de aulas e, também, através da realização de um questionário. Deste estudo resultaram as seguintes conclusões: A linguagem oral é um forte aliado do professor para a facilitação/gestão da aprendizagem dos alunos; A linguagem oral pode potenciar as condições para a aprendizagem significativa das Matemática-
Descrição: dc.descriptionLe grand but de cette enquête est l’importance de l'influence du langage oral utilisée dans la classe sur l'érudition significative dans la compétence d'enseignement des Mathématiques. Pour atteindre ceci, là a été défini comme questions du principal de cette enquête: Lequel est-ce que le rôle est accordé par les professeurs de Mathématique au langage oral dans l'apprentissage? Lesquelles sont les perspectives des professeurs de Mathématiques au sujet de l'influence de leurs entraînements du discours oraux dans l'apprentissage significative? Pour le but de fermement support cette étude, là a été porté dehors une révision de la littérature de qui a résulté l'option pour considérer la théorie du construtivism trivial et humaine de Novak à la base de cette étude. Il a aussi été considéré, en accord avec la théorie se reportée, le concept d'apprentissage significative. De point de vue de la méthodologie, l'étude exécutée met dans une perspective qualitative d'enquête, l'inclinaison d'étude du cas. Les données étaient rassemblez d'un questionnaire et, aussi, à travers de l'observation d'un ensemble de classes, conversations non officielles et analyse des documents. De cette étude les conclusions suivantes ont été prises: Le langage oral est un allié fort du professeur dans le facilitation/gestion d'élève apprend. Le langage oral est capable de propulser la Mathématique conditions de l'érudition significatives-
Descrição: dc.descriptionThe main goal of this study is the importance of the influence of the oral language used at the classroom on the meaningful learning in the ambit of Mathematics teaching. In order to attain this, there were defined as main questions of this investigation: Which is the role granted by the teachers of Mathematics to the oral language in the learning? Which are the teachers’ of Mathematics perspectives on the influence of their oral discourse practices in the meaningful learning? For the purpose of firmly support this study, there was carried out a literature revision of which resulted the choice to consider the trivial and human construtivism theory’s of Novak to the basis of this study. It was also considered, in agreement with the referred theory, the concept of meaningful learning. From methodological point of view, the performed study lays in a qualitative perspective of investigation, case study’s slope. The data were collected through the observation of a group of classes and, also, through the accomplishment of a questionnaire. From this study were taken the following conclusions: The oral language is a strong ally of the teacher in the facilitation/management of pupil’s learning. The oral language is able to power the Mathematics meaningful learning conditions-
Formato: dc.format71045120 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na aula-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem não-verbal-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das matemáticas-
Título: dc.titleA linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.