Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Margarida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:08:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:08:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5523 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5523 | - |
Descrição: dc.description | A enorme interdependência entre os povos, que caracteriza o mundo contemporâneo, justifica a importância crucial da aquisição de competências de comunicação intercultural, uma vez que poderão ter um efeito catalisador na resolução de grandes questões globais. O desafio que é colocado à Educação, para colaborar na aquisição de tais competências, é de adaptação aos novos meios de comunicação globais e de reinvenção de novas metodologias e abordagens. Destacam-se neste campo a Educação Global, como um campo interdisciplinar que se concretiza num processo de aprendizagem transformativa, focando-se nas questões e desafios globais, e o Ensino Online, possuidor da capacidade de quebrar barreiras físicas e temporais e juntar num mesmo “espaço” pessoas dos mais variados pontos do planeta. Com o objetivo geral de analisar a importância dos contextos de formação online no desenvolvimento de competências interculturais, esta investigação propõe-se mostrar de que forma cursos online, oferecidos em contexto multicultural, na área de Educação Global, promovem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural. De entre os resultados da investigação destaca-se a aquisição moderada de uma maior consciência intercultural e de aptidões de comunicação intercultural, considerando-se como elementos fundamentais para a promoção de diálogos interculturais ao longo do curso o facto de a turma ser multicultural, a colaboração entre pares e algumas das ferramentas de comunicação existentes na plataforma onde decorreu a formação. | - |
Descrição: dc.description | The enormous interdependence between peoples, which characterizes the contemporary world, justifies the crucial importance of acquiring intercultural communication skills because they may have a catalytic effect in solving major global issues. The challenge of education to collaborate in the acquisition of such skills is to adapt to the new global media and to reinvent new methodologies and approaches. It is important to consider Global Education as an interdisciplinary field that is achieved in a transformative learning process focusing on global challenges and issues, and the Online Education, with the ability to break physical and time barriers and join in the same "space" people from many different parts of the world. With the overall objective of analyzing the importance of online learning environments in the development of intercultural skills, this research aims to show how online courses, offered in a multicultural context in the area of Global Education, promotes the development of intercultural communication skills. The results of this study show a moderate acquisition of greater intercultural awareness and intercultural communication skills considering as key elements in fostering intercultural dialogue throughout the course the multiculturalism of the class, the development of group work and some of the existing communication tools on the platform. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online education | - |
Título: dc.title | A educação global e o diálogo intercultural em contexto de aprendizagem online : os cursos de educação global | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: