Raymond Carver e Bret Easton Ellis : paisagens ficcionais emergentes de um “newly envisioned world"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrata, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorPereira, Cristina Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/551-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionAssistimos a uma multiplicidade de desafios lançada por esta nova era de finais do século XX: a inconsistência de uma sociedade mediatizada, os instantes fragmentários, a alienação individual, a coexistência constante com a ambiguidade, a ausência da melhor solução, em soma, os próprios questionamentos existenciais e sociais. A leitura da ficção de Raymond Carver e Bret Easton Ellis implica a veiculação do seu newly envisioned world, no qual os fragmentos do real são combinados enquanto construto consensual da experiência empírica. Ambos forjam um sentido diferente da identidade americana, produzindo uma variedade de perspectivas sobre o quadro contemporâneo através dos vários possíveis minimalismos que remetem para uma qualidade ou modo de experiência. Carver procura o sentido das palavras e das coisas no espaço doméstico, reflectindo o género do conto uma condição essencial da nossa era moderna, do nosso sentido de marginalidade no mundo e da nossa percepção, frequentemente ténue, de nós próprios. Por sua vez, Ellis oferece uma visão de um mundo subjugado por uma cultura cada vez mais comodificada, reencontrando-se capaz de reconhecer as jactâncias e as contradições desta nova era, dando lugar a uma reavaliação das lógicas desse quotidiano-
Descrição: dc.descriptionOn assiste à une multiplicité de défis lancée par cette nouvelle ère de la fin du XXème siècle: l´inconsistance d´une société médiatisée, les instants fragmentaires, l´aliénation individuelle, la coexistence constante avec l´ambiguïté, l´absence de la meilleure solution, en somme, les propres questionnements existentiels et sociaux. La lecture de la fiction de Raymond Carver et Bret Easton Ellis implique le véhicule de leur newly envisioned world, dont les fragments du réel sont combinés en tant que construction consensuelle de l´expérience empirique. Tous deux forgent un sens différent de l´identité américaine, produisant une variété de perspectives concernant le cadre contemporain à travers des divers possibles minimalismes qui renvoient à une qualité ou mode d´expérience. Carver cherche le sens des mots et des choses dans l´espace domestique, reflétant le genre du conte une condition essentielle de notre ère moderne, de notre sens de marginalité dans le monde et de notre perception, fréquemment ténue, de nous-mêmes. De son côté, Ellis offre une vision d´un monde soumis à une culture où rien n´est gratuit, se rencontrant capable de reconnaître les jactances et les contradictions de cette nouvelle ère, donnant lieu à une réévaluation des logiques de ce quotidien-
Descrição: dc.descriptionAbstract - At present, we attend a multiplicity of challenges made by the late 20th century era: an inconsistency of a media society, fragmentary moments, the individual’s alienation, a constant coexistence with ambiguity, the absence of the best solution, to sum up, the very existential and social questionings. The reading of Raymond Carver’s and Ellis’s fiction implies the consideration of their newly envisioned world. Here the fragments of the real are combined, building up a consensual picture of the empiric experience. Both shape a different American identity, putting forward a variety of perspectives about the contemporary scene through the different possible minimalisms which are linked to a quality or mode of experience. Carver looks for the meaning of the words and things in the domestic sphere. In his case, the short story mirrors an essential condition of our time, of our sense of marginality in the world and of our quite often tenuous perception of ourselves. Ellis, on his turn, offers the vision of a world subdued by a more and more comodified culture, being able to recognise the display and contradictions of this new era, opening up a reassessment of its logic-
Formato: dc.format537800 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBret Easton Ellis-
Palavras-chave: dc.subjectCultura americana-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura americana-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectAmerican culture-
Palavras-chave: dc.subjectAmerican literature-
Palavras-chave: dc.subjectRaymond Carver-
Palavras-chave: dc.subject20th century-
Título: dc.titleRaymond Carver e Bret Easton Ellis : paisagens ficcionais emergentes de um “newly envisioned world"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.