Política e planeamento linguístico da língua portuguesa na Namíbia : perspetivas de futuro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Mário Filipe da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sofia Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:08:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:08:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5481-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5481-
Descrição: dc.descriptionA importância da língua portuguesa, idioma representado nos cinco continentes, é uma realidade incontornável. Este prestígio linguístico é visível no aumento do número de falantes ao longo das últimas décadas. Hoje em dia, o português é usado como língua de comunicação de aproximadamente 250 milhões de pessoas. Para além da representatividade cultural, técnica, tecnológica e económica que possui nos países de língua oficial portuguesa, esta ocorrência é impulsionada também por países pertencentes a outros espaços linguísticos que se sentem atraídos economicamente por economias de países de língua portuguesa. Nesta dissertação apresenta-se o caso da Namíbia, país situado na África subsaarina que mantém relações político-económicas com países de língua portuguesa e que, por isso mesmo, integrou o português como língua curricular estrangeira no sistema de ensino. Questiona-se os motivos pelos quais o ensino formal de português tem cada vez mais aprendentes, isto é, pretende saber-se se a motivação dos alunos adultos está de facto relacionada com razões estritamente económicas ou não. Para o caso foi elaborado um questionário, aplicado em todos os locais onde o português é aprendido como PLE. Seguindo a mesma linha de dúvidas, pretendia-se também aferir se a política linguística que estava a ser implementada na Namíbia se estava a consolidar ou, se pelo contrário, não se estava a solidificar, e, assim sendo, deixar pistas no sentido de encaminhar o planeamento linguístico para as reais necessidades comunicativas dos informantes e potenciais falantes de português.-
Descrição: dc.descriptionThe importance of the Portuguese language, language that is represented in five continents, is an unavoidable reality. This linguistic prestige is visible in the increasing number of speakers over the past decades. Nowadays, the Portuguese is used as a communication language of approximately 250 million people. Beyond its cultural, technical, technological and economic representation in countries that have Portuguese as their official language, this occurrence is also driven by countries of different language regions that are economically attracted by those economies of Portuguese-speaking countries. In this thesis Namibia is the case study. Namibia is a country located in sub-Saharan Africa which keeps political and economic relations with Portuguese-speaking countries and, therefore, has included the Portuguese language in the education system. It was asked why the formal teaching of Portuguese had increased the number of learners, that is to say, whether the motivation of adult learners was in fact in strict relation with economic reasons or not. For this purpose, a questionnaire was written and applied to every student and in all the places where Portuguese is taught as a foreign language. Following the same line of doubts, it was also intended to assess if the language policy that was being implemented in Namibia was being consolidated or, on the contrary, was not being solidified, and therefore, to leave clues in order to steer the linguistic planning toward the real communication needs of the informants and the potential Portuguese speakers.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de língua-
Palavras-chave: dc.subjectNamíbia-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage policy-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectEconomics-
Palavras-chave: dc.subjectDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas-
Título: dc.titlePolítica e planeamento linguístico da língua portuguesa na Namíbia : perspetivas de futuro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.