Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Branca-
Autor(es): dc.creatorFerret, Nathalie Sylvie Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:07:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:07:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5375-
Descrição: dc.descriptionO trabalho que se apresenta, em Mestrado de Pedagogia do eLearning, recai sob a temática da(s) Interculturalidade(s), tem como eixo principal a Comunicação Intercultural e adota uma perspetiva essencialmente interdisciplinar (no cenário das ciências sociais e humanas) no seu desenvolvimento. Visa, num primeiro momento, responder a uma necessidade, sobressaída através de observações participantes, de compreensão aprofundada dos relacionamentos interculturais entre professores/técnicos e estudantes da UAb - em particular, com alunos originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil -, e de investigação sobre as diferenças culturais, estereótipos e preconceitos, que se configuram obstáculos no diálogo intercultural entre diversos interlocutores. Como resultado da análise dos dados recolhidos -de natureza qualitativa e quantitativa- o projeto pretende culminar na apresentação e partilha de uma proposta de intervenção-sensibilização intercultural, sob a forma de guia de recomendações dirigido a docentes e todos os profissionais envolvidos no ensino da Universidade Aberta, ao qual se atribui o título de “Guia de Recomendações Intercultur@is - UAb”. Com a sua concretização, espera-se que este trabalho possa vir a constituir-se como instrumento, numa perspetiva construtivista, aberto e flexível, de moderação ou facilitador das diversidades culturais e no quadro da comunicação e interações em situação de elearning e ambientes multiculturais na UAb, encontrando na valorização da compreensão, consciência e sensibilidade intercultural nos processos educativos e pedagógicos o seu mote ideal.-
Descrição: dc.descriptionThe work is presented in ELearning Pedagogy Master, falls under the theme of (s) Interculturalism (s), its main axis is Intercultural Communication and adopts an essentially interdisciplinary perspective (within the social sciences and humanities, with prevalence by a sociological point of view) in its development. It points, at first, to answer to a need, protruding through participant observation, to a in-depth understanding of the intercultural relationships between teachers / coaches and students from UAb - particularly with students originating from African Countries of Portuguese Official Language and Brazil - and research on cultural differences, stereotypes and prejudices, which constitute obstacles to intercultural dialogue between various interlocutors. As a result of the analysis of the data collected – combining qualitative and quantitative methods research - the project aims to culminate in the presentation and sharing of a proposal for intercultural awareness-intervention in the form of a recommendations guide, aimed at teachers and all professionals involved in Open University teaching, which is assigned the title of " Guide of Intercultur@l Recommendations - UAb". With its completion, it is expected that this work can come to constitute itself as an instrument - in a constructive perspective, open and flexible - of moderation or facilitator of cultural diversity, in the context of communication and interactions in e-learning situation and multicultural environments in UAb, finding in the enhancement of intercultural understanding, awareness and sensitivity in educational and pedagogical processes, his ideal motto.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interculturais-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectCursos-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectGuias-
Palavras-chave: dc.subjectMulticultural environments-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalities-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural communication-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural skills-
Palavras-chave: dc.subjectUAb-
Título: dc.titleConceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.