E.U.A. e Hollywood : o desejo da projecção global

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria do Céu-
Autor(es): dc.creatorRoxo, Eduarda Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:52:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/532-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionResumo - Ao estudo de processos de globalização contemporânea, encontra-se subjacente, de forma reiterada, a referência a um dos países que parece tê-los impulsionado, os Estados Unidos da América. No âmbito do Mestrado em Estudos Americanos, e não descurando factores políticos e económicos, inclui-se a análise da internacionalização da cultura popular americana, que, ao longo do século XX, foi detendo características hegemónicas a nível mundial, uma vez que os seus símbolos, os seus ícones (cinematográficos e, entre outros, musicais), os seus meios de comunicação social, a sua fast food e o que se entende pela sua identidade cultural parecem ser, até à actualidade, facilmente identificáveis por uma grande parte da população mundial. Há um século que a indústria cinematográfica americana sedeada em Hollywood tem desempenhado um papel preponderante na construção de imaginários hegemónicos (mas também heterogéneos) americanos, fazendo as suas produções parte integrante da cultura popular numa amplitude mundial. A contestação americana e internacional, relativa à actuação dos Estados Unidos enquanto suposta força uniformizadora de identidades culturais e de mercados, foi acompanhada, ou mesmo instigada, por produtos cinematográficos americanos, na sua expansão global, sendo os mesmos, em simultâneo, reflexo e reflector da ascensão do país ao estatuto de superpotência global-
Descrição: dc.descriptionRésumé - En regardent les procès de globalisation contemporaine nous pouvons rencontrer habituellement la référence aux les Etats-Unis d’Amérique, un de ces pays qui les a poussé. Compte tenu le domaine de la Maîtrise Universitaire – Études Américains, et sans oublier les facteurs politiques et économiques, nous avons passé a l’analyse de la mondialisation de la culture populaire Américaine, laquelle, au cours de le vingtième siècle, a été marqué par caractéristiques hégémoniques un peut partout, puisque ses symboles, ses icônes (dans les domaines du cinéma et, entre autres, de la musique), ses médias, son fast food, et ce que normalement on considère sa identité culturelle peut être facilement reconnu par la grande majorité de la population mondiale jusqu'à maintenant. Il y a déjà un siècle que l’industrie cinématographique américaine situé en Hollywood joue un rôle signifiant dans la construction d’imaginaires hégémoniques, ainsi que hétérogènes, et ses productions font partie intégrant de la culture populaire mondiale. La contestation Américaine et internationale sur l’actuation des Etats-Unis en tant que le pays représentant une présupposé force unifiant des identités culturales et marchés mondiales, a été escorté, si non même incité, par les produits cinématographiques américains pendant sa diffusion internationale, et on peut dire qu’ils ont été la projection et aussi le projecteur de l’élévation des Etats-Unis d’Amérique au rang de superpuissance globale-
Descrição: dc.descriptionAbstract - When studying contemporary globalization processes we often find reference to one of the countries that seem to have propelled those very same processes, the United States of America. Considering the Master Degree Programme in American Studies, and by no means obliterating political and economic factors, we proceeded to the analysis of the internationalization of American popular culture, which, all through the 20th century, was marked by hegemonic features worldwide, since its symbols, icons (in the fields of cinema and, among others, music), media, fast food and what is commonly understood as being its cultural identity seem to be easily recognized by a great majority of the world population up until the present. For over one hundred years the American film industry located in Hollywood has played a significant, if not crucial, role in building hegemonic, as well as heterogeneous, imaginaries, traits that make Hollywood productions a huge part of popular culture on a worldwide basis. The American and international backlash against the United States of America while an alleged unifying force of cultural identities and world markets was accompanied, or even prompted, by American movies on their global spread, and one may say that they’ve been the projection as well as the projector of a global superpower status the United States of America eventually attained-
Formato: dc.format1487798 bytes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos da América-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectImigração-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCultura americana-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalization-
Palavras-chave: dc.subjectUnited States-
Palavras-chave: dc.subjectCultural identity-
Palavras-chave: dc.subjectImmigration-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalism-
Palavras-chave: dc.subjectHollywood-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAmerican culture-
Título: dc.titleE.U.A. e Hollywood : o desejo da projecção global-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.