Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Helena Bárbara | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Márcia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:06:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5167 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos da Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado intitulada Tecnologias e leitura em ambiente escolar: ler hoje – que des@fios?, englobando duas temáticas muito debatidas e atuais – as tecnologias e o ensino e a aprendizagem da leitura literária – tem como objetivo central explorar as mais recentes inovações tecnológicas – Web 2.0, Web 2.0 Móvel, ferramentas, serviços e aplicações – e o audiovisual (audiolivros e adaptações cinematográficas de obras literárias) ao serviço da promoção e divulgação da leitura literária em contexto educativo. Nesse sentido, é apresentada uma proposta de projeto de leitura online (e-leitura), disponível como protótipo em http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, recorrendo essencialmente a: (i) um sistema Moodle, a porta de entrada para o projeto, facultado por grande parte das escolas do país; (ii) e-books gratuitos disponíveis na rede; (iii) bibliotecas digitais, nacionais ou não; (iv) aplicações de leitura de e-books para computadores ou dispositivos móveis; (v) audiobooks gratuitos online; e (vi) recursos audiovisuais (em DVD/Blu-ray e no YouTube), que divulguem a literatura nacional ou de expressão em Língua Portuguesa e promovam o contacto dos estudantes/leitores com os textos, os autores e a sua obra, para que se encontrem literariamente e desenvolvam um projeto de leitura pessoal sólido e duradouro. | - |
Descrição: dc.description | The present Master’s dissertation entitled Technologies and Reading in School: Reading Today – What Ch@llenges?, covers two subjects which are very much under discussion these days – technologies and the teaching and learning of literary reading – has as its central objective the exploration of the most recent technological innovations – Web 2.0, Web 2.0 Mobile, tools, services and applications – and the audiovisual (audiobooks and cinematic adaptations of literary works) in the service of the promotion and propagation of literary reading in the educational context. In this sense, a proposal for an online reading project (e-reading) is presented, available as prototype in http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, essentially using the: (i) Moodle system, the gateway to the project, already provided by most of the country's schools; (ii) free e-books available on the network; (iii) digital libraries, national or not national; (iv) reading applications of e-books for computers or mobile devices; (v) free online audiobooks; and (vi) audiovisual resources (DVD/Blu-ray and on YouTube) which divulge national literature or of expression in Portuguese Language and promote contact between the pupils/readers and the texts, the authors and their texts, so they find themselves literarily and develop a solid and lasting project of personal reading. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 and mobile Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning of the portuguese language and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary reading and E-reading | - |
Título: dc.title | Tecnologias e leitura em ambiente escolar : ler hoje que desafios? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: