Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNovo, Ana-
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5102-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta comunicação é apresentar e discutir os dados referentes à utilização dos recursos digitais por parte de um conjunto de professores da área das Humanidades que exercem a docência no sistema de e-learning. Trata-se de um grupo de docentes da Universidade Aberta, instituição pública de ensino superior exclusivamente dedicada ao ensino a distância. Esta modalidade de ensino, pelas suas especificidades, coloca o docente numa situação diferente da que é vivida no ensino presencial, uma vez que toda a interação se desenvolve num ambiente virtual, onde se desenrola o processo de ensino e aprendizagem. Na sala de aula virtual, disponibilizada através da plataforma Moodle, o docente concebe e constrói a unidade curricular por que é responsável, apoiando-se em recursos de várias tipologias em conformidade com os conteúdos a tratar e os objetivos a atingir. Dado que hoje, paralelamente aos materiais em suporte papel, existe um leque cada vez mais amplo e variado de recursos digitais, nomeadamente em acesso aberto, pretendemos comparar as práticas dos docentes na utilização e disponibilização desses diferentes tipos de recursos nas várias áreas dentro das Humanidades: Literatura, Linguística, Ciências da Informação, História, Comunicação e Estudos Artísticos. Em termos metodológicos, o estudo baseia-se na análise das respostas obtidas num questionário aplicado online a este grupo de docentes da Universidade Aberta, com questões abertas e fechadas. Pretende-se, através da interpretação dos resultados, chegar a uma percepção mais aprofundada das práticas deste universo de inquiridos, relativamente não só ao nível de frequência de utilização como também à forma como esses recursos são disponibilizados e promovidos e aos objetivos associados a essa utilização. O questionário organiza-se em torno do seguinte conjunto de tópicos de investigação: tipologias de recursos utilizados; critérios de seleção dos recursos; preferência de acesso (aberto/restrito) e de suporte (físico/digital). Associados a estes tópicos são estabelecidos os seguintes objetivos de investigação: identificação do tipo de recursos informativos utilizados; constatação do grau de utilização de recursos online; verificação da importância dada à aquisição de obras; identificação dos critérios de seleção de recursos bem como das formas de disponibilização dos mesmos. Embora o universo de inquiridos lecione conteúdos que podemos genericamente classificar como pertencentes às Humanidades, através da análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas nos questionários podemos chegar a tendências relativamente à utilização que os docentes, afetos às áreas do saber acima referidas, fazem dos recursos na sua atividade letiva.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa-
Relação: dc.relationhttps://congressohdpt.files.wordpress.com/2015/07/programa.pdf-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das humanidades-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Título: dc.titleRecursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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