Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5102 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5102 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta comunicação é apresentar e discutir os dados referentes à utilização dos recursos digitais por parte de um conjunto de professores da área das Humanidades que exercem a docência no sistema de e-learning. Trata-se de um grupo de docentes da Universidade Aberta, instituição pública de ensino superior exclusivamente dedicada ao ensino a distância. Esta modalidade de ensino, pelas suas especificidades, coloca o docente numa situação diferente da que é vivida no ensino presencial, uma vez que toda a interação se desenvolve num ambiente virtual, onde se desenrola o processo de ensino e aprendizagem. Na sala de aula virtual, disponibilizada através da plataforma Moodle, o docente concebe e constrói a unidade curricular por que é responsável, apoiando-se em recursos de várias tipologias em conformidade com os conteúdos a tratar e os objetivos a atingir. Dado que hoje, paralelamente aos materiais em suporte papel, existe um leque cada vez mais amplo e variado de recursos digitais, nomeadamente em acesso aberto, pretendemos comparar as práticas dos docentes na utilização e disponibilização desses diferentes tipos de recursos nas várias áreas dentro das Humanidades: Literatura, Linguística, Ciências da Informação, História, Comunicação e Estudos Artísticos. Em termos metodológicos, o estudo baseia-se na análise das respostas obtidas num questionário aplicado online a este grupo de docentes da Universidade Aberta, com questões abertas e fechadas. Pretende-se, através da interpretação dos resultados, chegar a uma percepção mais aprofundada das práticas deste universo de inquiridos, relativamente não só ao nível de frequência de utilização como também à forma como esses recursos são disponibilizados e promovidos e aos objetivos associados a essa utilização. O questionário organiza-se em torno do seguinte conjunto de tópicos de investigação: tipologias de recursos utilizados; critérios de seleção dos recursos; preferência de acesso (aberto/restrito) e de suporte (físico/digital). Associados a estes tópicos são estabelecidos os seguintes objetivos de investigação: identificação do tipo de recursos informativos utilizados; constatação do grau de utilização de recursos online; verificação da importância dada à aquisição de obras; identificação dos critérios de seleção de recursos bem como das formas de disponibilização dos mesmos. Embora o universo de inquiridos lecione conteúdos que podemos genericamente classificar como pertencentes às Humanidades, através da análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas nos questionários podemos chegar a tendências relativamente à utilização que os docentes, afetos às áreas do saber acima referidas, fazem dos recursos na sua atividade letiva. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa | - |
Relação: dc.relation | https://congressohdpt.files.wordpress.com/2015/07/programa.pdf | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino das humanidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: