Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5099 | - |
Descrição: dc.description | EDICIC 2015. 7º Encontro Ibérico realizado na Universidad Complutense de Madrid, de 16-17 de novembro de 2015 | - |
Descrição: dc.description | Nesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyse and comment on the potential of a teaching experience in e-learning, as part of an offer of a 1st degree in Library and Information Sciences (CID). This is a degree offered by Universidade Aberta of Portugal (UAb), and was designed based on a self owned Virtual Pedagogical Model (MPV®). This model was created taking into account the opportunities offered by online training and network education challenges, exploring educational digital resources and the Moodle platform. Based on mainly asynchronous communication, the applied model fits particularly students who being already employed are prevented from attending higher education. On the other hand, the design of the course took into account a market research and the identification of specific training needs of people that were already working in information services and did not have a higher education degree in CID. Having this context as a reference and in methodological terms a reflective appreciation of the course was done. The analysis focused on the curriculum, its setting within the MPV®, and a set of quantitative data that were collected along the way, like a satisfaction survey applied annually to students. The analysis made allows to conclude that this formative offer, which was both a challenge to the UAb and an opportunity for a particular group of information professionals, consistently explored the potential offered by this e-learning system and by the digital resources. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad Complutense de Madrid | - |
Relação: dc.relation | http://eprints.ucm.es/34721/1/342-Novo_Aprender-em-ambientes.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em CID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Pedagógico Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | First degree in LIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual pedagogical model | - |
Título: dc.title | Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: