As práticas de liderança dos coordenadores de departamento da Escola Básica Integrada da Maia da Região Autónoma dos Açores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrave-Resendes, Lídia-
Autor(es): dc.creatorPatrício, João da Cruz Marques Louro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5070-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO estudo que apresentamos enquadra-se na temática da liderança e tem como objetivo compreender as práticas de liderança do coordenador de departamento a partir das perceções dos docentes, seguindo o modelo das Cinco Práticas da Liderança Exemplar de Kouzes e Posner (2009). O estudo recorreu a uma revisão bibliográfica que comportou a pesquisa a modelos teóricos e trabalhos encetados por diversos autores, construindo um quadro teórico sustentável sobre a temática em estudo. A temática da liderança assume cada vez mais uma importância crescente na sociedade atual, uma vez que em todas as organizações ela é fundamental para o garante do sucesso. A escola também necessita dessa liderança forte e eficaz para levar a bom termo a execução das múltiplas reformas e profundas alterações de que tem sido alvo nas últimas décadas. O sucesso para a implementação e para a prossecução das várias políticas educativas dependem da forma de atuação dos líderes da escola e muito concretamente das lideranças intermédias nela existentes, como é o caso dos coordenadores de departamento. A representação que os professores têm sobre a liderança praticada nas escolas é fundamental para compreender a importância que todos assumem. Estamos perante um estudo de caso que decorreu na Escola Básica Integrada da Maia, uma escola pública da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores. A população deste estudo foram os professores que integraram os departamentos curriculares da escola. Este estudo define-se como um estudo de natureza quantitativa uma vez que utilizou um inquérito por questionário, o Inventário das Práticas de Liderança (LPI) – Observador, preconizado por Kouzes e Posner (2003), a aplicar aos docentes. As principais questões de partida que delinearam o estudo foram: (i) qual o tipo de liderança exercida pelos coordenadores de departamento; (ii) quais são as competências atribuídas aos coordenadores de departamento na organização e na administração educativa e (iii) quais os desafios com que se depara o coordenador de departamento. Os resultados da pesquisa permitem-nos concluir que, na opinião dos inquiridos, a prática de liderança observada com maior frequência nos coordenadores de departamento é “Permitir que os Outros Ajam”. Os inquiridos consideram que as práticas de liderança exercida pelos coordenadores de departamento são exemplares, mesmo apesar de a sua frequência ser inferior às que deverão ser registadas por um líder eficaz.-
Descrição: dc.descriptionThe study presented fits in the leadership theme and is goal it to understand the department coordinator's leadership practices through the teachers` perceptions, according to the model Five Practices of Exemplary Leadership by Kouzes and Posner (2009). The study was based on a bibliographic review that incorporated the research of theoretical models and works done by several authors, enabling to build a theoretic and sustainable board about the theme studied. The leadership theme assumes more and more a growing importance in current society, since it is fundamental to all organizations to guarantee success. The school also needs a strong and effective leadership to succeed in the execution of its multiple reforms and profound changes that it has been undergoing during the last decades. The success of the implementation and the pursuit of the various educational policies depend on the way how school leaders act, more precisely, on the intermediate such as department coordinators. Teachers perceptions over the leadership practiced in school is fundamental to understanding the importance that all assume. This is a case study that occurred in Escola Básica Integrada da Maia a middle public school on São Miguel island, in the Azores Autonomous Region. The population of this study was the teachers that integrated the curricular school departments. This study defines itself as a study of a quantitative nature, because it used an inquiry through a questionnaire, the Leadership Practice Inventory (LPI) – Observer, recommended by Kouzes and Posner (2003), applied to the teachers. The main issues of the study outlined were that: (i) the type of leadership exercised by departmental coordinators; (ii) the competences assigned to Department coordinators in the Organization and in educational administration and (iii) the challenges facing the department coordinator. The research results allow us to conclude that, in the opinion of the respondents, the practice of leadership observed more frequently in department coordinators is "allow others to act". The respondents consider that the practice of leadership exercised by departmental coordinators are exemplary, even though it is inferior to what should be recorded for an effective leader.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e administração da educação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediate leaderships-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleAs práticas de liderança dos coordenadores de departamento da Escola Básica Integrada da Maia da Região Autónoma dos Açores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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