O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Pedro Miguel Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5064-
Descrição: dc.descriptionDissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO Ensino Profissional tem-se assumido cada vez mais como uma opção válida para muitos dos alunos que concluem o terceiro ciclo do ensino básico. Este tipo de oferta formativa representa já uma boa parte dos alunos que atualmente frequentam o ensino secundário. Desta forma, o Diretor de um curso profissional, como estrutura intermédia, desempenha um papel crucial no plano da organização escolar, nomeadamente no que respeita à forma e aos modos como desenvolve o seu trabalho. As suas funções enquanto Diretor de Curso estão bem definidas na legislação, no entanto, interessa perceber se faz uso delas, se reclama mais poder, de que modos as exerce e como são percecionadas pelos docentes. Esta análise vai permitir verificar se existe uma estrutura que se limita a cumprir normas e procedimentos previamente estabelecidos ou se, por outro lado, existe uma liderança intermédia com capacidade de mobilização, com capacidade de elevar os índices motivacionais e traçar caminhos novos que levem a uma melhoria significativa das condições do sistema de ensino e aprendizagem. Neste sentido coloca-se uma questão, que trata de verificar se o Diretor de um curso profissional se enquadra como gestor ou como líder no seio da organização escolar.-
Descrição: dc.descriptionVocational education has increasingly assumed as a valid option for many of the students who complete the third cycle of basic education. This type of training offer already represents a large proportion of students who currently attend secondary school. Thus, the Director of a professional course as an intermediate structure, plays a crucial role in terms of school organization, particularly as regards the form and the ways in which develops its work. Their functions as Course Director are clearly defined in the legislation, however, interested to understand whether makes use of them, is claimed more power, in what ways and how the exercises are perceived by teachers. This analysis will allow verification that there is a structure which merely comply with rules and procedures previously established or if, on the other hand, there is an intermediate lead with mobilization capacity, capable of raising motivational levels and chart new paths that lead to significant improvement in the teaching and learning system conditions. In this sense it puts up a question that comes to check if the Director of a professional course fits as a manager and as a leader within the school organization.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlaneamento e administração da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de curso-
Palavras-chave: dc.subjectVocational education-
Palavras-chave: dc.subjectCourse director-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Título: dc.titleO papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.