Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoleirinho, Marina-
Autor(es): dc.creatorMalheiro, Sofia-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5060-
Descrição: dc.descriptionCongresso realizado na Universidade de Lisboa, de 17-19 de Abril de 2013-
Descrição: dc.descriptionNovos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPublicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidades-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educativas especiais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Título: dc.titleContributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.