Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moleirinho, Marina | - |
Autor(es): dc.creator | Malheiro, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5060 | - |
Descrição: dc.description | Congresso realizado na Universidade de Lisboa, de 17-19 de Abril de 2013 | - |
Descrição: dc.description | Novos contextos de sala de aula ao nível dos cenários de ensino superior têm vindo a metamorfosear-se, conduzindo-nos a novas realidades onde se promove uma aprendizagem cada vez mais aberta em termos de acessibilidade e de inclusão digital. É neste contexto que o ensino a distância surge como potenciador e proporcionador de novos caminhos e experiências pedagógicas diversificadas. O contexto de sala de aula virtual assume um novo design de espaço e tempo onde emergem ambientes virtuais de aprendizagem aptos a acolher qualquer estudante com e sem necessidades educativas especiais (NEE) e/ou dificuldades de aprendizagem (DA), motivando-o para uma aprendizagem autónoma e flexível considerando a gestão de espaço, de tempo respeitando os seus ritmos e estilos de aprendizagem pessoais. É certo que as inovações/adaptações tecnológicas assumem um papel central no processo. Contudo é também urgente criar, harmonizar e padronizar novas alternativas pedagógicas para que estas estejam verdadeiramente ao alcance de todos e em especial em universidades em regime totalmente online. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Publicações Faculdades de Letras Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades educativas especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Contributo exploratório para uma abordagem digital inclusiva: o caso das universidades de ensino a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: