Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLopes, Joaquim-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5058-
Descrição: dc.descriptionEUTIC 2014. Conferência internacional realizada em Lisboa de 22-24 de outubro de 2014-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso da Web 2.0 na disciplina de História, nomeadamente a integração de ferramentas (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como jovens do Ensino Básico se apropriaram delas para a produção dos seus conteúdos digitais. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito a competências específicas na aprendizagem desta disciplina, ou seja à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a case study on the use of three Web 2.0 tools (Toonlet, GoAnimate and podcasts) by a class of Portuguese seventh graders in the history classroom and how they used them to create their own digital content. The findings suggest that the use of these tools by the students promoted motivation to learn, creativity and positive changes in the students’ relation with history, as evidenced through interviewing, opinions expressed in the students final reports and analysis of the products created during the school year. The students found that the classes were more effective and engaging. Other important findings relates to the difficulty the students showed in the process of summarizing the information, abandoning the “hunter-gatherer” mentality and in the use of Toonlet and GoAnimate because they were in English.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH / UNL-
Relação: dc.relationhttp://www.citi.pt/eutic2014-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Título: dc.titleAdolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.