E-Learning, educação online e educação aberta : contributos para uma reflexão teórica

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Autor(es): dc.creatorAires, Luísa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5034-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo resulta das reflexões desenvolvidas no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e e-Learning sediado na Universidade Aberta e, ainda, da participação na docência do curso “MOOCs: Fundamentos e Práticas”. Trata-se de um artigo de natureza eminentemente teórica que pretende ser um contributo para a delimitação do universo concetual da Educação Online. Neste texto, são explorados os conceitos de e-Learning, Educação Online e Educação Aberta Virtual. Em primeiro lugar, aborda-se a diversidade de conceções sobre o e-Learning para, depois, se propor uma definição do conceito. Em segundo lugar, enquadra-se a Educação Online no espetro da Educação a Distância. E, em terceiro lugar, são propostos alguns referenciais para a caracterização do conceito de Educação Aberta na sociedade digital e dos seus movimentos atuais mais relevantes: os Recursos Educativos Abertos (OER) e os Massive Open Online Courses (MOOC). Em relação aos OER salienta-se que a matriz desse movimento ultrapassa o mero acesso a conteúdos e recursos e associa-se a uma nova filosofia educativa, a novos valores baseados na abertura, na ética da participação e na colaboração (Peters, 2008). No âmbito da reflexão sobre os MOOC, dá-se destaque à ecologia de aprendizagem específica desses cursos e sublinha-se a necessidade de reconceptualizar conceitos tradicionais, como o de inscrição, participação, frequência, aproveitamento do estudante, na senda da investigação desenvolvida por DeBoer, Ho, Stump e Breslow (2014). Finalmente, reitera-se a dispersão de conceções sobre e-Learning, Educação Online e Educação Aberta e propõe-se que a investigação em Educação a Distância seja um referencial central para a redução da entropia atualmente existente nas Instituições de Ensino Superior Presencial, relativamente à apropriação de conceitos-chave da Educação a Distância Online.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherIESAD-
Relação: dc.relationhttp://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/files/RIED%2019%20completo.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância online-
Palavras-chave: dc.subjectOER-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Título: dc.titleE-Learning, educação online e educação aberta : contributos para uma reflexão teórica-
Título: dc.titleE-Learning, online education and open education: a contribution to a theoretical approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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