A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Angelina-
Autor(es): dc.creatorMocho, Helena-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/5003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5003-
Descrição: dc.descriptionAs TIC e as ferramentas Web 2.0 são especialmente indicadas para incorporar nos currículos do ensino superior e poderem ser usadas quer para ensinar quer para aprender. Este processo implica uma nova abordagem da parte dos professores e dos estudantes. Este artigo apresenta a experiência desenvolvida numa unidade curricular de psicologia do desenvolvimento dirigida à formação de técnicos de educação no ensino superior. A finalidade é, através dos modelos e perspectivas da psicologia do desenvolvimento, desenvolver um conjunto de competências técnicas e instrumentais de intervenção em educação, bem como competências de desenvolvimento pessoal como as metacognitivas. Embora seguindo um modelo pedagógico virtual para o ensino a distância, o desenho do processo de aprendizagem está fortemente ancorado na inovação e exploração de novas abordagens ao ensino. Contextualizada num ambiente virtual de aprendizagem controlado e fechado (Moodle) a actividade dos estudantes é desenvolvida com o suporte dum conjunto de ferramentas Web 2.0. O processo de aprendizagem é orientado por actividades onde os estudantes desenvolvem tarefas significativas e produzem artefactos digitais que publicam em espaços pessoais usando para isso uma variedade de ferramentas e serviços como blogues, prezi, avatares, mapas conceptuais, linhas do tempo entre outros.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación/Universidade da Coruña/Universidade do Minho-
Relação: dc.relationwww.udc.es/congresos/psicopedagoxia-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Pedagógico Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectWeb 2.0-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais emergentes-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogias emergentes-
Título: dc.titleA Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educação-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.