Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Angelina | - |
Autor(es): dc.creator | Mocho, Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/5003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/5003 | - |
Descrição: dc.description | As TIC e as ferramentas Web 2.0 são especialmente indicadas para incorporar nos currículos do ensino superior e poderem ser usadas quer para ensinar quer para aprender. Este processo implica uma nova abordagem da parte dos professores e dos estudantes. Este artigo apresenta a experiência desenvolvida numa unidade curricular de psicologia do desenvolvimento dirigida à formação de técnicos de educação no ensino superior. A finalidade é, através dos modelos e perspectivas da psicologia do desenvolvimento, desenvolver um conjunto de competências técnicas e instrumentais de intervenção em educação, bem como competências de desenvolvimento pessoal como as metacognitivas. Embora seguindo um modelo pedagógico virtual para o ensino a distância, o desenho do processo de aprendizagem está fortemente ancorado na inovação e exploração de novas abordagens ao ensino. Contextualizada num ambiente virtual de aprendizagem controlado e fechado (Moodle) a actividade dos estudantes é desenvolvida com o suporte dum conjunto de ferramentas Web 2.0. O processo de aprendizagem é orientado por actividades onde os estudantes desenvolvem tarefas significativas e produzem artefactos digitais que publicam em espaços pessoais usando para isso uma variedade de ferramentas e serviços como blogues, prezi, avatares, mapas conceptuais, linhas do tempo entre outros. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación/Universidade da Coruña/Universidade do Minho | - |
Relação: dc.relation | www.udc.es/congresos/psicopedagoxia | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Pedagógico Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais emergentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogias emergentes | - |
Título: dc.title | A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: