Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Tania Tavares-
Autor(es): dc.creatorValente, José-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4995-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas.-
Descrição: dc.descriptionThe development of a learning environment for distance education requires careful planning based on clearly defined educational objectives, the trainer will not only be the organizer of the learning process, but above all, the mediator of the actions of learners, encouraging the ability to think, create and reflect critically. However, this process of paradigm shift does not necessarily happen with learner support material before or before a computer screen. It is urgent to promote innovative work, a result of interaction between teacher and learner and between learners themselves, for this building happen. It is therefore essential to consider the specifics of the courses of distance education, especially regarding the degree of teacher-learner. This article focuses on the generations of the mode of distance education and discusses their usual approaches (broadcast, virtualization of the traditional school and be together virtual). It is concluded that the approaches of distance education should be reconsidered, flexible and adapted to different educational purposes, seeking learning outcomes consistent with the educational activities undertaken.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttp://www.unipinterativa.edu.br/scitis/edicoes/1edicao/#p=12-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem de educação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectModalidade de educação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectNovos média sociais-
Palavras-chave: dc.subjectApproach distance education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning environment-
Palavras-chave: dc.subjectEducational concepts-
Palavras-chave: dc.subjectForm of distance education-
Palavras-chave: dc.subjectNew social media-
Título: dc.titleDiferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.