Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTavares-Silva, Tania-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Autor(es): dc.creatorValente, José Armando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4981-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents four principles of a virtual learning community: the creation of a contextualized and meaningful course, in a broadcast approach; the technical and pedagogical mediation; responsible and involved participants; and the continuous learning. Created by the Administrative Development Foundation and the Government and Public Administration School, institutions linked to the Department of Public Administration of the State of Sao Paulo, Brazil, the virtual learning community was used as a resource for on-line training of public servants. From that singular experience, it was found out that one of the strategic elements of public and private sectors is in the mastery of knowing how to work in communities, as a way to harness and unite the learning of those involved. Social interactions have the power to build, through the sharing of information and experiences of its members, innovative solutions to society as a whole.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem continuada-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação on-line-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade virtual de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInterações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectSuportes de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLifelong learning-
Palavras-chave: dc.subjectOn-line training-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual learning community-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interactions-
Palavras-chave: dc.subjectLearning supports-
Título: dc.titleOs suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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