O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lauriza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:06:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:06:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4959-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Mestrado em Pedagogia do E-learning e investiga uma prática pedagógica emergente, mediante a apropriação do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, a dinamizar os paineis comunicativos da Conferência acadêmica myMPel. Focaliza a sua força inovadora da comunicação em conferência por 20 slides a cada 20 segundos, a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho acadêmico-científico, de um curso online, do segundo ciclo. Partilha assim, os trabalhos representativos das unidades curriculares e confirma, em um único presencial a “celebração da aprendizagem”, ao final da parte curricular do mestrado. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, adensa a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza contextual e situada e faz saber sobre as competências manifestas nas diferentes fases da elaboração dos Pechakucha - Desenho, Projeto, Execução e Avaliação. O estudo de caso, em sua metodologia, segue a linha de pesquisa quantitativa-qualitativa e os resultados foram conseguidos por técnica de inquérito por questionários online. No primeiro momento, que caracteriza a pesquisa quantitativa, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis comunicativos. No segundo inquérito, a participação é constituída por mestrandos e mestres, a subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. A aferição, sistematização e tratamento dos dados , encontram-se em apresentação no desenvolvimento da investigação. Os resultados projetam a mais valia do formato e técnica dos PechaKucha no contexto de uma conferência acadêmica, a confirmá-lo como meio para o desenvolvimento de competências, que o qualificam como expansor cognitivo, meio de ampliação dos fatores de cognição e dotação de qualidade à comunicação oral e à prática educativa. Insere o aluno no centro da ação educativa, subscreve a autonomia, a colaboração, flexibilidade, o teambuilding e, sobretudo, projeta conhecimento em ação. Atribue valor a conferência, como ponto de convergência prática e favorecer a formação de uma comunidade alargada de aprendizagem e conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe research is part of the scope of the Master's Program in e-learning pedagogy and investigates an emerging pedagogical practice, communication format and technical ownership of PechaKucha, to dynamize the communicative panel’s academic conference myMPel. It focuses its innovative strength of the communication conference for 20 slides every 20 seconds to provide thinking, creating and communicating the academic and scientific work, an online course, second cycle. Thus sharing the representative works of courses and confirms, in a face only a "celebration of learning" at the end of the curricular part of the Master. Assesses and verifies the capabilities of oral communication, deepen thematics in "present learning and learning presenting" thickens peer learning (or practice collective learning), based on contextual and situated nature and conveys on manifest expertise in different stages of development of PechaKucha - Design, Project, Implementation, Evaluation. The case study in its methodology follows the line of quantitative and qualitative research and the results were achieved by survey technique by online questionnaires. At first, featuring quantitative research, the sample meets the masters of the participant’s communicative panels. In the second survey, master’s students and masters, to subscribe to the research of qualitative nature, form participation. The standardization, systematization and processing of data are on display in the development of research. The results design the added alue of the PechaKucha format and technique in the context of an academic conference, to confirm it as a means to develop skills that qualify him as cognitive expander, through expansion of cognition factors and quality allocation to oral communication and educational practice. Inserts the student at the center of educational activity, supports autonomy, collaboration, flexibility, teambuilding and especially design knowledge into action. Assigns value to the conference, as a point of convergence practice and encourage the formation of a wider community of learning and knowledge.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectPechakuchas-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEmerging educational practices-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical conference-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Título: dc.titleO poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.