A atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: um estudo exploratório

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:05:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:05:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4865-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo as autoras descrevem e discutem as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional que se desenvolve em ambiente online. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, reflexão e tomada de decisão em contextos profissionais complexos. Neste cenário, torna-se necessário desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de autoeficácia visando criar soluções para problemas. Este estudo tem em conta os resultados de investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência do blogging, quer na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, quer na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo exploratório foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores visando a constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. O blogue constituiu-se, simultaneamente, como ferramenta central no desenvolvimento desta comunidade alargada de investigadores e como objeto de estudo e discussão em relação ao valor educacional do blogging em toda esta dinâmica. Os resultados deste estudo podem contribuir para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.-
Descrição: dc.descriptionIn this article the authors describe and discuss the use of a blog for the development of a community of researchers, as part of a doctoral program in educational leadership which is developing in online environment. The program focuses on advanced research and development of reflective processes required for analysis, reflection and decision-making in complex contexts. In this scenario, it is necessary to develop the capacity for critical reflection on the practices and the sense of self-efficacy in order to create solutions to problems. This study takes into account the results of investigations undertaken around the educational opportunities of blogs with a view to the development of higher-order skills. In this line, the authors argue about the relevance of blogging, both in its individual dimension of support and self-reflection and self-expression in the Community dimension as reflective dialogue support. The starting point in this exploratory study was to cause the interaction between two communities of researchers aiming to constitute a wider community around a central theme –the action research – to doctoral candidates who are both supervisors and leaders in school contexts. Blog interactions resulting from previous reflections produced in the forums as well as various productions written by the professionals constitute the empirical support for this study and were analyzed qualitatively, with the critical discourse analysis. The results of this study can contribute to research about the use of blogs in the contexts of advanced training. The blog was both a central tool in the development of this enlarged community of researchers and an object of study and discussion in relation to the educational value of blogging throughout this dynamic.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBlogue-
Palavras-chave: dc.subjectBlogging-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de investigadores-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação em rede-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectBlog-
Palavras-chave: dc.subjectBlogging-
Palavras-chave: dc.subjectResearcher community-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork action research-
Título: dc.titleA atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: um estudo exploratório-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.