Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:05:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/4858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4858 | - |
Descrição: dc.description | É possível observar-se, no discurso educativo dos últimos tempos, que o termo “autoavaliação de escolas” se utiliza cada vez com maior frequência, associado a uma obrigação, ao cumprimento de normativos, a uma prestação de contas à sociedade e a uma necessidade interna das escolas para a sua autorregulação. Com o presente artigo, propomos uma discussão centrada na forma como foi implementado o modelo de avaliação CAF (Common Assessment Framework) num agrupamento de escolas. Esta discussão toma como referente empírico a análise dos documentos orientadores do processo e será teoricamente enquadrada no campo da supervisão. É ainda nosso propósito com este artigo promover a reflexão junto de todos os atores educativos em torno das questões levantadas pela avaliação interna no sentido de uma eventual mudança nas práticas. | - |
Descrição: dc.description | It is possible to see in the educational speech of these last times, that the word “self evaluation of schools” is more and more used associated to a duty, to the fulfillment of normatives, to a render of account to society and to an internal necessity of schools for their self-regulation. With this article we propose a discussion centered in the way how the model of evaluation CAF (Common Assessment Framework) was implemented in a school. This discussion takes an empirical reference the analysis of the guide documents of the process and it will be framed as a theory in the topic of supervision. With this article, it is also our intension to promove the reflection in all educational actions about the questions raised by the internal evaluation, in a way of possible changes in practices. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ESECS – IPL | - |
Relação: dc.relation | https://dl.dropbox.com/u/4602618/IPCE_7junho.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CAF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervision | - |
Título: dc.title | A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: