Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melaré Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:05:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/4854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4854 | - |
Descrição: dc.description | Comunicação apresentada na VII Conferência Internacional de TIC na Educação, realizada na Universidade do Minho, Braga, de 12-13 de Maio de 2011 | - |
Descrição: dc.description | Os actuais processos de ensino-aprendizagem em rede beneficiam de um maior domínio das tecnologias de informação e comunicação por parte dos sujeitos aprendentes. No entanto, esse domínio tende a ser predominantemente instrumental, traduzindo-se num uso fluente, mas pragmático e pouco crítico. As linguagens necessárias para integrar, apropriar e compreender as interfaces e metáforas destes meios requer o desenvolvimento de competências específicas no sentido da capacitação. Os estudantes em regime de elearning constituem um campo de observáveis perferencial para a observação e análise dos estilos de uso do espaço virtual, dos estilos de comunicação e colaboração online. O aprofundamento do conhecimento daqui resultante poderá ainda permitir identificar os contributos deste tipo de ensino na promoção de competências de literacia para os média, entendida como um requisito de envolvimento cívico nas sociedades actuais. Com este artigo pretendemos aprofundar estas reflexões teóricas e conceptuais que enquadram o desenho de um projecto de investigação. | - |
Descrição: dc.description | The nowadays teaching and learning network processes benefit of a bigger domain of the information and communication technologies on behalf of the learners. However that domain tends to be basically instrumental becoming in practice a fluent but pragmatic and little critical use. The necessaries languages to integrate appropriate and understand that challenges’ interfaces and metaphors demand the development of particular skills throw empowerment. The e-learning students are an important empiric field to the observation and analysis of the use of virtual space styles, of the communication and online collaboration styles. To deep this knowledge will also allow to identify the contributions of this kind of teaching into the promotion of media literacy skills – as a demand of civic involvement in nowadays societies. With this paper we aim to deepen these theoretical and conceptual reflections framing a research project design. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Competência da Universidade do Minho | - |
Relação: dc.relation | https://www.scribd.com/document/298862776/LITERACIA-VIRTUAL-E-AMBIENTES-e-LEARNING | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilos de uso do espaço virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração online | - |
Título: dc.title | Literacia virtual e ambientes e-learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: