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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:05:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:05:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/4852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4852 | - |
Descrição: dc.description | Projeto em curso | - |
Descrição: dc.description | O processo de Bolonha tem trazido ao debate e à pratica no ensino superior questões como o foco no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas entre outras que configuram um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados (Eurydice, 2010). De forma plenamente integrada neste contexto traçado, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. Esta tem como público alvo claramente demarcado os cidadãos falantes de língua portuguesa maiores de 23 anos e/ou trabalhadores. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007) informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interação e o primado da inclusão digital (Despacho n.º 8119/2010, p. 25170). Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, neste simpósio, e recorrendo a um levantamento exploratório e qualitativo das experiências e formas de trabalho docente de professores da Universidade Aberta, questionar-nos sobre estes impactos. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE | - |
Relação: dc.relation | http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Título: dc.title | Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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