A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T17:05:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T17:05:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/4851-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.iacervo.com/uab/book_ileio/922652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/4851-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo as autoras descrevem e discutem o desenvolvimento de uma comunidade de inquiry em ambiente online, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, reflexão e tomada de decisão em contextos profissionais complexos. Neste cenário, torna-se necessário desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia visando criar soluções para problemas. Este estudo tem em conta, por um lado, resultados de investigações que se situam na perspetiva de Marcus Foth sobre a investigação-ação em rede em que se procura compreender como ocorre a mudança social e a interação numa dada comunidade e, por outro, considera os estudos desenvolvidos por Christopher Day no âmbito de ações de liderança e dos padrões de ação que sustentam a eficácia nas escolas. Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem assente no envolvimento dos profissionais num processo colectivo de inquiry e reflexão deliberada. O ponto de partida foi o desenvolvimento de uma unidade curricular que conciliou diversas atividades: discussão em fórum; construção colaborativa de documentos utilizando a wiki; elaboração de um blogue centrado na temática da investigação-ação e liderança educacional. As interacções nos fóruns, o blogue e as produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados com recurso a diferentes métodos de análise qualitativa, como a análise de conteúdo ou a análise crítica do discurso. A investigação-ação constituiu-se assim, simultaneamente, como temática central do trabalho desta comunidade de inquiry e como background teórico para a análise que aqui apresentamos e discutimos. Centramos o debate em torno de questões como: as tendências de pensamento sobre investigação-ação (tendências e diferentes concetualizações); a legitimação da investigação-ação (posição do investigador, validade e generalização, dilemas éticos); o papel da investigação-ação na sustentabilidade das práticas educativas (perspetivando os processos de eficiência nas escolas e o contributo da investigação-ação no desenvolvimento de boas práticas neste domínio). Este debate pretende constituir-se como um contributo no domínio da investigação-ação, simultaneamente, enquanto temática central do trabalho da comunidade de inquiry analisada e enquanto background teórico da análise.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)-
Relação: dc.relationhttp://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de inquiry-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação ação em rede-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão crítica-
Título: dc.titleA investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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